segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Campanha divulga valor da amamentação na 1ª hora



«A Semana Mundial de Aleitamento Materno, que termina na terça-feira (7), tem neste ano como principal slogan "Amamentação na Primeira Hora, Proteção sem Demora". Especialistas afirmam que a prática, ainda pouco difundida no Brasil, traz benefícios à criança e à mãe

Uma campanha para incentivar as mães a amamentar seus filhos já na primeira hora de vida começou a ser divulgada na semana passada. A prática é pouco difundida no país, dizem especialistas, mas traz uma série de benefícios para a mãe e para o bebê no neonatal -período que vai desde o nascimento até o 28º dia de vida.

Um dos exemplos, é a primeira imunização, por meio do colostro -leite ainda em formação, mas rico em anticorpos-, que é recebida com mais imediatismo pelo organismo, o que aumenta a proteção do bebê contra infecções, a principal causa de mortalidade nos recém-nascidos.

Em segundo lugar, a mamada da criança estimula bastante a produção de leite materno e agiliza a liberação do hormônio ocitocina, cuja ação induz as contrações do útero e ajuda a evitar hemorragias no pós-parto. O efeito é tão mais eficaz quanto mais cedo o bebê começar a mamar, pois a sucção nos primeiros momentos de vida é mais vigorosa.

Também é desejável que o contato pele a pele entre mãe e filho aconteça rapidamente. "Isso transmite calor e conforto ao bebê, além de reforçar os vínculos afetivos", esclarece a presidente do departamento de aleitamento materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo, Valdenise Tuma Calil. A Semana Mundial de Aleitamento Materno, que termina na terça-feira (7), tem neste ano como principal slogan "Amamentação na Primeira Hora, Proteção sem Demora".

No Brasil, não há estatísticas atuais sobre a amamentação na primeira hora de vida. Segundo o diretor do departamento de Ações Programáticas e Estratégicas do Ministério da Saúde, Adson França, isso não é uma praxe, como deveria ser.

Se colocada na rotina, a prática pode reduzir significativamente a mortalidade de recém-nascidos. Uma pesquisa realizada em Gana, na África, com 10.948 recém-nascidos entre 2003 e 2004 mostrou que a amamentação na primeira hora pode reduzir em 22% o risco de morte no primeiro mês de vida, o período de neonatal. "Por isso, nós damos uma grande ênfase a isso. Começamos um trabalho de qualificação de agentes comunitários para que o aleitamento materno entre na rotina", diz França.

O mais rápido possível
O ideal é que, após o nascimento, o bebê seja colocado junto à mãe o quanto antes, com o mínimo de intervenções possíveis, explica a médica pediatra e professora da Unifesp e da Unisa, Lélia Gouvêa. "O pediatra faz um exame geral, seca o bebê com delicadeza e, em minutos, devolve-o à mãe". (das agências de notícias)


Perguntas e Respostas

1 - Como a amamentação na primeira hora beneficia o bebê?
- O bebê deve mamar na primeira hora de vida para receber sua primeira imunização - por meio do colostro - mais cedo. Isso melhora a proteção da criança contra infecções nos primeiros dias. Cerca de um terço das mortes de recém-nascido acontece nos primeiros sete dias. Estima-se que a prática evitaria 1 milhão de mortes no mundo.

2 - O que deve ser feito antes de colocar o bebê para mamar?
- O mínimo de intervenção possível. Após o nascimento, o pediatra deve examinar as condições da criança e, em questão de minutos, devolvê-la à mãe. A criança deve ser enxugada com delicadeza, sem que o vérnix, creme natural que protege a pele da criança, seja removido.

3 - Todos os hospitais promovem a amamentação na primeira hora?
- Não, apenas as instituições que têm o selo "Hospital Amigo da Criança" comprometem-se com a prática. A amamentação na primeira hora ainda é pouco difundida, diz Adson França, do Ministério da Saúde.

4 - Quais são os benefícios para a mãe?
- A mamada ajuda a prevenir hemorragias no pós-parto, pois libera um hormônio que ajuda na contração do útero dilatado e estimula a produção de leite materno.»

Fonte: O Povo
Link: http://www.opovo.com.br/opovo/brasil/718107.html

Sem comentários: