segunda-feira, 6 de agosto de 2007

"O Pai na gravidez e no puerpério" Estudo



"Caro Pai

O meu nome é Gonçalo Coelho, sou aluno do 5º ano do curso de Psicologia (área Clínica) no Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) em Lisboa. Estou neste momento a terminar a minha monografia de final de curso, cujo tema é "O Pai na gravidez e no puerpério". A supervisão do meu trabalho está a cargo do Mestre Luís Sousa Ribeiro.

Venho por este meio solicitar a sua colaboração num estudo que estou a realizar sobre a experiência de ser pai, mais concretamente, sobre a experiência que o homem vive durante a gravidez e os primeiros meses de vida do(a) filho(a). Sem dúvida que a mãe tem uma relação privilegiada com o bebé, mas a posição do pai não tem vindo a merecer o mesmo destaque na comunidade científica, nem social, sendo muitas vezes esquecida. Como reage durante os acontecimentos próprios da gravidez? Como vive a unidade simbiótica mãe-feto? Que comportamentos são de esperar após o nascimento do(a) filho(a)? A relação com a mulher ficará diferente?.... Trata-se de uma área pouco estudada da Psicologia até hoje, pelo que a sua participação será de enorme valor!


Assim, a sua participação corresponderá ao preenchimento de 2 breves questionários sobre o assunto já referido (em média, demoram cerca de 10min. a preencher). Caso o pai esteja interessado em participar, contacte-me através de monografia_pai@hotmail.com dando nota da sua intenção em colaborar. Após receber a sua resposta afirmativa, enviar-lhe-ei os questionários que deverá preencher e reenviar-me depois de preenchidos.

O pai que pretendo incluir na amostra do meu estudo deverá ter um filho com um máximo de 14 meses de idade e estar a viver com a sua mulher. Portanto, faço um pedido especial de colaboração a pais que tenham filho(a) com idade entre o mês e os 14 meses, e que vivam em situação de co-habitação com a mulher.

Nota: Como estudo científico que é, todos os dados recolhidos são confidenciais e anónimos.

Sem outro assunto, e certo da sua colaboração, desde já lhe agradeço

Gonçalo Coelho"

Se incentivarmos este género de estudos, só temos a ganhar através das suas conclusões.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Gonçalo Coelho,
somos alunos de Enfermagem no último ano. Se pudesse facultar-nos o seu e-mail de trabalho para que possamos pedir esclarecimentos.
Muito obrigado

Anónimo disse...

Caro Gonçalo Coelho,
somos alunos de Enfermagem no último ano. Se pudesse facultar-nos o seu e-mail de trabalho para que possamos pedir esclarecimentos.
Muito obrigado