quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Clínicas recusam marcar exames a utentes do SNS (Viseu)


«Marcar uma ecografia obstétrica em Viseu, pela caixa, é um desafio para qualquer grávida, sobretudo para as que estão no termo da gravidez.
As três clínicas com quem a Sub-Região de Saúde de Viseu tem acordos de convenção para a prestação do serviço não aceitam marcações, alegando não dispor de vagas. E apenas pagando a totalidade do exame pelo próprio bolso, a utente do Serviço Nacional de Saúde consegue marcar a ecografia.
Mas nem assim o problema fica resolvido no imediato. As três clínicas convencionadas apenas aceitam marcações de particulares, a partir de Janeiro do próximo ano, para a realização do exame em datas ainda não disponíveis. Tudo depende do calendário dos médicos e que só é conhecido, no início do próximo ano.
O coordenador da Sub-Região de Saúde de Viseu, Carlos Almeida, reage com desagrado à notícia e aconselha as grávidas a apresentarem queixa junto dos serviços para “fazerem valer os seus direitos”.
“Usem o livro de reclamações”, insiste Carlos Almeida, assegurando que desconhece o problema.
Tanto assim que mal a Sub-Região de Saúde tenha conhecimento só tem uma alternativa: “revogar os acordos com quem não quer prestar o serviço e celebrar novas convenções com quem o garanta, em tempo útil”, explica.
Alheia às questões administrativas, Teresa de Jesus anda às voltas com uma requisição do médico de família, que vigia a sua gravidez, nas consultas de saúde materna, para a realização de uma ecografia obstétrica.
A requisição, tem data de 27 de Novembro e, desde aí, a utente, que está com 36 semanas de gravidez (a um mês da data prevista para o parto), ainda não conseguiu marcar o exame. A dificuldade fê-la regressar ao médico , que a aconselhou a marcar o exame, em Santa Comba Dão, como fazem muitos utentes de Viseu. Mas também aqui a informação dada ao Jornal do Centro é que “pela caixa não há indicação para marcar”.
No Centro de Saúde Viseu 3, onde Teresa de Jesus está inscrita, o encolher de ombros do pessoal administrativo, quando se pergunta onde é possível marcar o exame, é ilustrativo. Todos conhecem o problema, há meses.»

Fonte: Jornal do Centro
Link:http://www.jornaldocentro.pt/index.php?lop=conteudo&op=70c639df5e30bdee440e4cdf599fec2b&id=c1898675cd8204e7bb265ad8decca404

Sem comentários: