sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Como útero, testículos também são reserva de células-tronco


«PARIS (AFP) — Os testículos são uma reserva de células-tronco adultas de fácil acesso, que poderiam se transformar em células cardíacas ou nervosas, segundo estudos publicados na edição desta quinta-feira da revista científica britânica Nature.

Pesquisadores australianos já haviam descoberto células-tronco no útero, capazes de se transformar em diferentes tipos de células. A manipulação de células-tronco tem aplicação em vários tratamentos, segundo estudo divulgado recentemente na publicação mensal européia Human Reproduction.

Agora, um grupo de cientistas americanos coordenado por Shahin Rafii, do Instituto Howard Hughes Medical Institute e do Weill Cornell Medical College de Nova York, conseguiu conduzir em laboratório o desenvolvimento de células-tronco a partir de células do testículo de ratos, que normalmente se tranformam em espermatozóides.

As células que compõem o esperma (espermatogônias) foram reprogramadas com o objetivo de obter células-tronco "multipotentes", ou seja, capazes de formar outros tecidos.

Estas "células-tronco adultas multipotentes derivadas de espermatogônias" (MASCs) foram assim capazes de se transformar em células endoteliais (células que revestem o interior dos vasos sangüíneos), em células cardíacas contráteis e até em neurônios.

"As pesquisas anteriores haviam recorrido à manipulação genética para reprogramar as células adultas", mas este método de reprogramação implica um risco maior de câncer nas células-tronco obtidas, explicou o Weill Cornell Medical College em um comunicado.

A grande novidade do trabalho, segundo Rafii, é que "não foi preciso adicionar ou modificar genes para que as espermatogônias dos ratos se transformassem em células-tronco multipotentes (MASCs) e produzissem todo tipo de células".

"Mas ainda falta reproduzir essas descobertas em seres humanos", alertou.

Novas pesquisas também vão permitir aos cientistas saber com maior precisão "como controlar a demanda" da transformação das espermatogônias.

Os trabalhos publicados nesta quinta buscam ampliar as possibilidades de uso das células-tronco adultas, evitando assim que se recorra à utilização das células de origem embrionária, que levantam debates éticos na maioria dos países.

As células-tronco embrionárias são capazes de se transformar em qualquer tipo de célula do organismo, enquanto as células-tronco "adultas", mais especializadas, oferecem menos possibilidades neste sentido.»


Fonte: AFP

Sem comentários: