terça-feira, 25 de setembro de 2007

Excesso de peso dificulta gravidez



«Estudo do IVI revela que a fertilidade diminui nas mulheres obesas

O excesso de peso agrava os resultados dos tratamentos de reprodução assistida. Esta é a principal conclusão do estudo intitulado «Obesidade e maus resultados reprodutivos: o papel do endométrio», realizado pelo Grupo IVI, que mostra, pela primeira vez, os efeitos da obesidade nos ovários, nos óvulos e no endométrio.

“Recolhemos cerca de 2600 receptoras de óvulos, a maior amostra analisada até hoje, comparativamente a outros estudos realizados. Dividimos a amostra em 4 grupos segundo o Índice de Massa Corporal: magras, peso normal, excesso de peso e obesas, e observámos que quanto maior é o peso, menor é a capacidade à implantação do embrião no útero, menor é a taxa de gestação e maior é o número de abortos.”, explica Dr. José Bellver, autor do estudo.

O estudo conclui que a taxa de implantação nas mulheres magras é de 34.9% e nas obesas de 29%. Também se verificou uma diminuição da taxa de gravidez, dos 60.3% nas mulheres magras, para 49.2% no grupo com excesso de peso. A percentagem de abortos aumenta de 14.8% para 18.3%, das magras para as obesas.

“É importante continuar a investigação, focando as alterações do metabolismo e endocrinológicas, associadas à obesidade no endométrio, e insistir no acompanhamento das pacientes obesas para aumentar as probabilidades de êxito nos tratamentos de reprodução assistida”, conclui o médico José Bellver.

Desenvolvido entre Janeiro de 2001 e Julho de 2005, o estudo foi feito com candidatos que cumpriram determinados requisitos como a inexistência de doenças no útero ou no esperma, ausência de risco de aborto espontâneo e embrião em boas condições.

Fundado em Valência em 1990, o Grupo IVI surge como a primeira clínica de Espanha dedicada integralmente à reprodução humana. Conta com 600 profissionais a nível mundial, que actuam nas áreas de andrologia, embriologia, endocrinologia e ginecologia. Além de Lisboa e Valência, o IVI tem centros em Alicante, Almeria, Barcelona, Castellón, Madrid, Murcia, Sevilha, Vigo e no México.»

Fonte: Jasfarma
Link: http://www.jasfarma.pt/noticia.php?id=320

Sem comentários: