quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Gémeos dos zero aos 100


«O primeiro encontro de gémeos de Óbidos vai juntar mais de 100 pessoas. Para partilhar experiências e ajudar os pais

O primeiro encontro de gémeos de Óbidos vai juntar sábado cerca de 100 pessoas, entre gémeos de todas as idades, pais de gémeos, educadores, profissionais de saúde e interessados, no auditório da Casa da Música local, segundo a organização.

«Gémeos e múltiplos: um desafio!» é o mote para o encontro para todas as idades organizado pela Associação Grupo de Gémeos, a Associação Portuguesa de Massagem Infantil e o Município de Óbidos.

Presenças garantidas no encontro de sábado são os quatro gémeos «falsos» de Maria Pereira, de Ermesinde, que pediu boleia a um casal para «levar um ou dois», de forma a assegurar o transporte integral da família para Óbidos.

«Era muito complicado, o carro é pequenino e podíamos apanhar a polícia, por isso queria muito ter uma carrinha», disse Maria Pereira, mãe de quatro gémeos com 15 anos. Entre os quadrigémeos há, segundo a própria mãe, «um casal que são os chefes, são os mandões», garantindo que são todos «diferentes e cada um com o seu feitio».

Apesar do gosto da mãe em vesti-los de forma semelhante, os gémeos «já não se vestem de igual», contou. «Agora não se importam, mas quando eram pequeninos importavam. Eu, por exemplo, vestia um vestido a uma das meninas e ele também queria», justificou Maria Pereira, que considera os filhos «saudáveis, muito altos e fortes: parece que têm 18 anos».

Maria Pereira está preparada para as perguntas que as futuras mães de gémeos presentes no encontro lhe vão fazer. «As pessoas perguntam sempre como foi criar quatro filhos. São muitas noites sem dormir, tive até um esgotamento, até aos dois anos foi um problema e agora surgem outras despesas, com a escola», explicou, acrescentando que quando soube da gravidez «chorou muito».

A preparar a maternidade de gémeos está Lina Paula Afonso, que aos 32 anos, ficou «em estado de choque» quando soube há dois meses e meio da gravidez. Com o passar do tempo, foi «acalmando» e contou que já pensa, nos primeiros tempos, «vesti-los de igual».

Para Lina, grávida de 17 semanas, este primeiro encontro servirá para «conviver com quem já passou por estas gravidezes» e provavelmente para conhecer alguns gémeos para «depois ir aos encontros com os meus filhos».

A reunião de gémeos e sobretudo pais ou futuros pais de gémeos servirá para partilha de experiências, tal como acontece com um grupo criado na Internet, há um ano, que junta por dia, virtualmente, cerca de 40 pessoas num fórum especialmente dedicado a este tema.

«O encontro será uma ajuda muito grande para os pais e as grávidas, eu gostava de ter tido essa ajuda. No início, não sabemos como agir quando estão os dois a chorar e nós só temos um colo», explicou Ana Azevedo Coelho, uma das impulsionadoras do encontro.»


Fonte:Portugal Diário
Link:http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=855363&div_id=291

Sem comentários: