quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Perguntas e respostas:


1 - Porque se têm que esperar um ano a tentar engravidar antes de recorrer a ajuda especializada, 6 meses não serão suficientes?

A recomendação de aguardar um ano veio de um estudo que concluia que 85% dos casais com idade reprodutiva tiveram exito em engravidar durante esse período.

A possibilidade de gravidez muitas vezes encontra-se relacionada com a idade da mulher, e sabe-se que uma mulher entre os 20 e o principio dos 30 anos pode ter um 20 a 25% de probalidade mensal de engravidar, mas essa percentagem diminui abruptamente durante a faxa etária dos 30, de tal forma que uma mmulher de 40 pode ter apenas uma probabilidade mensal de engravidar de 5%. É uma luta contra o tempo. Uma vez que ás mulheres mais velhas têm que esperar mais para engravidar, as suas possibilidades de engravidar vão diminuindo à medida que o tempo passa.

Por esta razão muitos especialistas recomendam que as mulheres de 37 anos ou mais procurem ajuda especializada após decooridos 6 meses de tentativas. Também os casais com problemas de fertilidade já conhecidos, tais como homens com numero de espermitozoides baixo, mulheres com ciclos muito irregulares e que provavelmente não ovulam, mulheres que padecem de problemas no tubo de falópio e que podem ter tido poblemas de inflamação da pelvis, não devem esperar um ano para começar a procurar ajuda médica especializada.

Qualquer casal que esteja preocupado com a sua fertilidade e que não querem esperar um ano devem ser estimuladas a serem vistas por um especialista de fertilidade para discutir a sua situação e tirar as suas dúvidas. E depois de o casal estar devidamente informado poderá decidir por esperar mais ou ir para a frente com exames de diagnóstico.

Sem comentários: