quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Sorvete aumenta a fertilidade, diz pesquisa


«RIO - Mulheres que estão tentando engravidar podem sucumbir a uma bela taça de sorvete, sem qualquer culpa. Um estudo do Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos, concluiu que trocar o leite integral e os gelados por leite desnatado e iogurte não é um bom negócio para quem quer ter um bebê.

Jorge Chavarro, coordenador da pesquisa, acompanhou por oito anos 18.555 mulheres entre 24 e 42 anos sem dificuldades para engravidar. A cada dois anos, elas tinham de responder se haviam tentado ter um filho, se essas tentativas já duravam mais de um ano e, em caso de dificuldade, se sabiam a razão. Além disso, as voluntárias forneceram informações sobre seus hábitos alimentares.

Ao fim dos oito anos, eles constataram que 438 mulheres não conseguiam engravidar por problemas de ovulação. Os resultados mostraram que as mulheres que consumiam diariamente pelo menos duas porções de laticínios desnatados tinham 85% mais chances de terem dificuldade de ovular do que aquelas que consumiam produtos "magros" menos do que uma vez por semana.

Segundo os médicos e nutricionistas, o risco de infertilidade cai 27% entre as mulheres que consomem produtos integrais uma vez por semana. Isso ocorre mesmo levando-se em conta outros fatores de risco como idade, índice de massa corporal, calorias consumidas por dia, atividade física, tabagismo, alcoolismo ou utilização de um método anticoncepcional.

Comer uma porção de produto desnatado por dia aumenta em 11% o risco de ter problemas para ovular, desde que não se altere a quantidade total de calorias ingeridas por dia. Por outro lado, consumir uma porção diária de laticínios integrais - um copo de leite, por exemplo - diminui o risco de infertilidade em 22%. As mulheres que tomam sorvetes cremosos duas vezes por semana têm risco de esterilidade 38% menor do que aquelas que não se permitem nem uma casquinha por semana.

A explicação dos pesquisadores é de que a gordura do leite tem substâncias que melhoram o funcionamento dos ovários.»

Fonte: O Globo
Link: http://oglobo.globo.com/saude/vivermelhor/mat/2007/03/05/294801485.asp

Sem comentários: