sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Vacina do cancro do colo do útero discutida hoje


«Espanha já fixou preço que Estado vai pagar pela vacinação: 104 euros

Enquanto em Espanha a vacinação contra o cancro do colo do útero acaba de dar um passo em frente com a fixação da comparticipação do sistema público de saúde, Portugal ainda não tomou uma decisão técnica e política sobre o assunto. Hoje mesmo reúne a Comissão Técnica de Vacinação e esse será, segundo o DN apurou, um dos assuntos em cima da mesa.

Em declarações ao DN, a sub-directora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse que "o processo está a evoluir, temos cada vez mais dados, mas ainda não existe um parecer técnico definido". Aquela responsável não garantiu que da reunião de hoje saia uma resolução final sobre os moldes da comparticipação do Sistema Nacional de Saúde.

De acordo com as últimas declarações do ministro, na Comissão Parlamentar de Saúde , o Governo está a estudar a viabilidade de contemplar já no Orçamento de Estado de 2008, a comparticipação para a vacina. Ou seja, há vontade política, mas ainda existem condicionates.

Em Espanha, cada uma das três doses da vacina custará ao Estado 104 euros, num total de 312 euros por cada adolescente. Esse é, segundo fontes da Comisíon Interministerial de Precios, o preço mais barato em toda a Europa, negociado com o laboratório que a fabricará.

Em Portugal , a primeira vacina que previne o cancro do colo do útero nos seus quatro típos de vírus mais cancerígenos começou a ser comercializada em Janeiro deste ano. Com o nome comercial de Gardasil , a vacina está à venda com um custo de 160 euros por cada uma das três doses necessárias. CARLA AGUIAR»

Fonte: Diário de Noticias
Link: http://dn.sapo.pt/2007/09/21/sociedade/vacina_cancro_colo_utero_discutida_h.html

Sem comentários: