sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Artémis - (Ficha de Associações)


Nome: Artémis

Presidente: Manuela Pontes

Essência: Surge na sequência da necessidade de diminuir a falta de informação técnica e apoio emocional de mulheres que perderam filhos por aborto espontâneo, bem como quebrar o pacto de silêncio, resultante de todo um processo de luto.


Objectivos: - Apoiar emocionalmente, toda e qualquer mulher, que passe ou viva momentos de perda de gestação, com consequências psicológicas graves, negativas e depressivas. Para isso a Artémis conta, não só com outras mulheres em situação idêntica, que contribuem heroicamente com as suas palavras e testemunhos, como por um grupo de inter ajuda, constituído por associadas sempre em contacto permanente. A Artémis conta ainda com a participação activa e dedicada psicólogos que contribuem para melhorar a estabilidade emocional de todas as mulheres que participem desta associação.

- Promover a prestação de cuidados de saúde materna, de âmbito físico e psicológico, nomeadamente por meio de aconselhamento e apoio clínico e psíquico a mulheres vítimas de situações clínicas de aborto e/morte fetal e respectivos companheiros.

- Promover e fomentar a reabilitação e recuperação física e psicológica dessas mulheres e respectivos companheiros ou agregados familiares.


Meios de Divulgação:

Publicação trimestral de um editorial; acções informativas (seminários, formações e colóquios); cooperação em várias áreas, especificamente de profissionais ligados à Ginecologia, Obstetrícia e Genética; a Artémis tenta obter parcerias constantes com clínicas, hospitais e entidades afins que beneficiarão as associadas do Projecto; desenvolvimento de acções de voluntariado no seio das unidades de obstetrícia dos hospitais públicos, para um apoio próximo e efectivo a todas as mulheres em estado abortivo/morte fetal.

A primeira acção de voluntariado encontra-se a decorrer no Hospital de Sº. Marcos, na cidade de Braga desde o dia 1 de Junho de 2007.


Contactos: Uma linha telefónica de apoio 91 8410208 (24 horas/dia), orientada para esclarecer dúvidas e diminuir a dor da perda, provocada por um luto precoce.

A Artémis é um grupo de apoio que trabalha e funciona sem fins lucrativos, toda e qualquer colaboração será bem-vinda e eternamente grata.

Site: http://www.associacaoartemis.com

Mail: projecto.artemis@iol.pt

Moradas dos Gabinetes:

Braga (Rua Monsenhor Airosa, nº65 / Sº.Lázaro / 4710-102 /Drª. Sandra Cunha)

Maia (Av. D. Manuel II, nº2041 5ª sala 2 / Drª. Sandra Cunha)

Sem comentários: