quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Berçário público em Ramalde


"A Junta de Freguesia de ramalde conta poder receber os primeiros bebés no berçario público que criou já em Janeiro do próximo ano.

Trata-se do primeiro equipamento do género a surgir na cidade do Porto e só falta saber quem irá assumir a sua gestão.

O primeiro berçário público da cidade do Porto, criado pela Junta de Freguesia de Ramalde, deverá acolher os primeiros bebés a partir de Janeiro de 2008, disse o autarca Manuel Maio.
Segundo o presidente daquela junta, o equipamento deveria começar a funcionar em Outubro, mas o processo atrasou-se devido à necessidade de abrir um concurso para seleccionar a instituição particular de solidariedade social (IPSS) que irá gerir o espaço.
O berçário deverá acolher cerca de 25 bebés, entre os três meses e os três anos de idade e destina-se essencialmente a famílias carenciadas, desestruturadas ou monoparentais.
“O objectivo é facilitar a vida a essas pessoas”, disse o autarca, citando o caso de “uma mãe solteira do Bairro das Campinas que se levanta às cinco da manhã para deixar a sua bebé numa ama da Segurança Social, em Matosinhos, de forma a poder estar a horas no seu emprego”.

“É importante criar condições para a existência de uma rede pública de creches, como forma de promover também o sucesso educativo”, defendeu o presidente da Junta de Freguesia de Ramalde.

Manuel Maio garantiu que um dos critérios de selecção dos bebés será a residência e o facto de pertencerem a famílias carenciadas. O serviço, que será financiado pela Segurança Social, através da IPSS, e pela junta de Ramalde vai funcionar nas instalações do “Per-Viso”, um equipamento social inaugurado em Abril, no Bairro do Viso.

Aquele espaço recebe actualmente 45 crianças do ensino pré-escolar, a maioria das quais residentes nos bairros sociais envolventes. A gestão pedagógica do equipamento social está a cargo do agrupamento de escolas do Viso. A infra-estrutura, construída no âmbito do Programa Especial de Realojamento, está inserida num bairro onde residem mais de sete mil pessoas. Na freguesia de Ramalde, cerca de 32 por cento da população vive em bairros sociais."


Fonte: O Primeiro de Janeiro

Sem comentários: