quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Cursos para jovens pais em situação de risco



«Uma conversa com uma enfermeira do centro de saúde de Caldas da Rainha suscitou-lhe alguma curiosidade e vontade de aprender. Como seria uma acção de formação para jovens pais? Maria Gorete Oliveira completou já 33 anos, mas ainda pôde ser incluída neste projecto inovador, desenvolvido pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJR), centro de saúde e Centro Hospitalar de Caldas da Rainha.

Ontem, realizou-se a primeira sessão, mas apenas compareceram duas mães, apesar de se terem inscrito oito casais.Maria Gorete carrega na barriga o seu menino, ainda com 27 semanas, e espera com estas aulas (três sessões) tirar algumas dúvidas que são comuns a todas as mães. "Estou ansiosa", afirma, contando que o seu "maior medo é que o bebé nasça com alguma doença". "O resto não me assusta, já estou habituada a crianças", refere.

O principal problema será multiplicar o pouco dinheiro que ganha. É que o apoio estatal é de apenas 30 euros e "isso não dá para nada. São as fraldas, o leite, as roupas, mas o importante é que haja amor".O projecto nasceu de uma "necessidade sentida pela CPCJR de desenvolver acções de prevenção", explica Jorge Varela, presidente da comissão.

Quando começou a ser divulgada, "foi surpreendente porque tivemos logo oito casais inscritos", frisa, mostrando-se optimista com os resultados. No seu entender, "o hospital e o centro de saúde podem ser importantes detectores de potenciais situações de risco". Esses casos são identificados e é solicitada a sua comparência no "curso". Mas a inscrição pode "e deve ser também feita por iniciativa própria", defende.Segundo a enfermeira Teresa Manteigas, "os temas a abordar serão a legislação, mudança na estrutura familiar, tipos de vinculação, relação mãe-filho, amamentação, confortos do bebé e vigilância da saúde".

As aulas são gratuitas e teórico-práticas. Todos os meses serão ministradas, na última semana, com jovens casais, que se enquadram numa situação de risco. "Acompanham-se as situações a montante para que diminuam efectivamente os casos de risco", sublinhou a vereadora da Acção Social, Conceição Pereira, que marcou presença na sessão abertura.

Hoje, realiza-se na escola técnica o primeiro encontro das comissões do Oeste. Helena Simão »

Fonte:Jornal de Notícias

Sem comentários: