quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Filhos recém-nascidos e noites bem dormidas

«Quando o assunto é o sono do bebê, a dúvida dos pais é a mesma: será possível dormir à noite? Sim. Segundo a enfermeira obstetriz Simone Rocco, que ministra curso para gestantes, os pais são responsáveis pelos horários de sono do recém-nascido. “A maioria dos pais que se prepara para a chegada do bebê não enfrenta tantas dificuldades como os que não buscam informação”, garante Simone.

Os pais podem evitar que o bebê troque a noite pelo dia. Para isso, é preciso conhecer como funciona o sono nesses primeiros meses de vida e criar uma rotina. Como o bebê ainda não faz distinção entre a noite e o dia, é importante os pais criarem hábitos e cuidarem para que fatores externos não atrapalhem. Muito barulho na casa ou deixar que ele durma muito e profundamente no período da tarde podem ser prejudiciais.

Um recém-nascido precisa em média de 16 horas de sono por dia e é comum que os períodos de sono sejam curtos. Entre o segundo e o sexto mês de vida, o tempo para dormir reduz cerca de duas horas. “O bebê dorme o quanto precisa. Por ter uma necessidade constante de se alimentar, não tem longos períodos de sono e como nessa fase é muito ativo, precisa de sonecas restauradoras durante o dia para não se tornar manhoso e irritado”, explica Simone.

Entre 7 e 12 meses, ainda precisa de 13 a 15 horas de sono, porém o bebê já é capaz de dormir por um período maior e sem interrupções durante a noite. “Nessa fase, os intervalos para a alimentação são mais espaçados, e ele passa a ter um ciclo de sono mais estável”, observa a enfermeira.

Para criar uma rotina, Simone sugere que os pais habituem seu filho às características da noite e do dia. Quando o sono é diurno, a claridade deve ser mantida e não é necessário isolar o bebê em um local com silêncio absoluto. Entretanto, o sono noturno deve ocorrer em um ambiente escuro e sem barulhos.

À noite os pais devem evitar trocar fraldas e roupas, e não estimular ou conversar com a criança. “Antes do bebê dormir, os pais devem criar uma rotina agradável e tranqüila. Música alta, brincadeiras e passeios estimulantes atrapalham o sono nesse horário. Mesmo quando o bebê já tem o costume de passar a noite acordado, os pais podem mudar essa rotina. É preciso mais organização e criar novos hábitos. “Determinação e paciência são essenciais para o bebê se adaptar”, aconselha a enfermeira.

Curso para Gestantes
No Curso para Gestantes o assunto é tratado em aula prática: “A arte de bem fazer o bebê dormir”. O casal recebe orientações sobre a importância de estabelecer horários para o bebê. “Pais de primeira, segunda ou terceira viagem podem se preparar e receber o recém-nascido sem medo de passar noites em claro. Eles aprendem algumas técnicas para estimular o sono do bebê e na hora certa”, considera Simone. Algumas abordagens são: massagem, banho relaxante, como embalar o bebê e o tipo de música que deve ouvir para que durma bem. “Sonos interrompidos e noites mal dormidas podem acontecer, mas são resolvidos facilmente com organização e preparação”, observa.

Simone Rocco ministra periodicamente o Curso para Gestantes, voltado para pais e mães. Os pais gestantes terão contato com uma equipe multidisciplinar formada por obstetra, odontopediatra, nutrólogo, psicólogo, pediatra e fisioterapeuta, que passarão informações gerais sobre como lidar com o bebê, preparação para a amamentação, enxoval do pai e da mãe, comunicação pré-natal, vacinas, massagem no recém-nascido, alimentação e até células-tronco.

A próxima edição do curso, que será composto de sete encontros, terá início no dia 22 de outubro e ocorrerá na Xiquita MegaStore, na Av. Batel, 1476, das 19h às 21h. Mais informações pelo telefone (41) 8819-6015 ou (41) 3019-9070. »


Fonte:Paranashop
Link:http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_notas.php?id=14868

1 comentário:

Ruana disse...

Adorei essas maneiras de educar sono do bebê,meu bebê tem 13 dias e troca o dia pela noite,vou seguir essas dicas para ver se ele muda de hábito.