segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Hospital aposta na Formação


«O Centro Hospitalar organiza, no dia 20 de Outubro, um sábado de manhã, uma sessão clínica subordinada ao tema "Dermatoses na gravidez a pele do recém-nascido". A sessão destina-se a médicos e enfermeiros e tem como oradores convidados Guerra Rodrigo, dermatologista, e Maria João Rodrigo, pediatra.

Joaquim Rodrigo, director do serviço de Obstetrícia, explicou que a unidade tem mantido um relacionamento regular com os centros de saúde da Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Apúlia, Esposende, Barcelos, entre outros, com vista a prestar um "melhor serviço". Estas reuniões técnico-científicas visam, explicou o obstetra, trocar conhecimento na nossa área de drenagem, com vista a melhorar os cuidados de saúde prestados às grávidas e parturientes".

Tem havido um maior número de grávidas de outros municípios a procurar a unidade da Póvoa? Joaquim Rodrigo aponta que "sim", porque o Centro Hospitalar, unidade da Póvoa, "é uma excelente alternativa. Há várias freguesias de Barcelos (com encerramento daquela maternidade) e Esposende que recorrem ao nosso serviço, ou que serão enviadas pelos médicos de família, ao nível da obstetrícia e ginecologia". A Administração Regional de Saúde também reconhece esta unidade "como um hospital de referência para estas áreas", sendo que assim surgiu a ideia de ter um relacionamento com este centros de saúde. A melhoria de instalações da unidade (ver texto em cima) vai permitir "prestar ainda um melhor serviço, de mais qualidade, a estas áreas geográficas". O médico reconhece que a natalidade está a diminuir, em todo o país, o que leva a que não seja possível aumentar o número de partos realizados na Póvoa – que ronda os 1500 por ano, mas é possível estimular as mães a terem bebés aqui dados "os excelentes serviços que aqui prestamos".

Joaquim Rodrigo realçou que na unidade da Póvoa é possível fazer, e com equipamentos de excelente qualidade, ecografias de vigilância de gravidez e morfológicas; a unidade tem as melhores técnicas ao nível do diagnóstico pré-natal rastreios e amniosintese. Tem também analgia epidural 24 horas por dia e sete dias por semana, assim como assistência em Pediatria com Neonatologia. Com as obras, o serviço prestado "vai melhorar ainda mais", garantiu. Um exemplo? "Vai haver mais privacidade pós parto com quartos com uma ou duas camas e uma casa-de-banho para duas três camas". »

Fonte:Póvoa Semanário

Sem comentários: