quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Inaugurada nova Unidade de Neonatologia na Maternidade Júlio Dinis


«A Maternidade Júlio Dinis, no Porto, inaugurou hoje, no Serviço de Obstetrícia, uma nova Unidade de Neonatologia, num investimento superior a 100 mil euros.
Esta nova unidade dispõe de uma sala de fototerapia, com capacidade para quatro bebés, um novo cantinho da amamentação, internamento para sete bebés que não necessitem de passar pela Unidade de Cuidados Intensivos ou Cuidados Intermédios e uma sala de trabalho para pediatras.

Esta destina-se essencialmente às consultas de apoio aos pais, até aos 28 dias de vida do seu bebé, a par de uma outra para realização de vacinas e testes de audição.
«Tínhamos um sector de fototerapia de dimensão muito reduzida, onde as crianças estavam muito juntas e as instalações não eram acolhedoras», afirmou o director do serviço de Neonatologia/Pediatria da maternidade, José Pompeiro.

Segundo o médico, nesta nova unidade - onde o ursinho Winnie The Pooh preenche as paredes - conseguiu-se «duplicar o espaço da fototerapia e criar outras condições de higiene e de combate às infecções hospitalares».
«Agora temos também muitos mais lavatórios», frisou.
Para José Pompeiro, os cuidados de saúde exigem uma evolução constante, para que a humanização seja cada vez maior: «Com instalações mais acolhedoras e mais bonitas podemos sempre tornar a estadia dos bebés e dos seus pais mais agradável».

As obras, bem como a maioria do novo equipamento, foram financiadas por uma empresa especializada em artigos de puericultura no âmbito do projecto "Chicco dá Vida".
O Conselho de Ministros aprovou, em Julho, a criação do Centro Hospitalar do Porto (CHP), que deverá abrir em 2010, por fusão do Hospital Geral de Santo António com o Hospital Especializado de Crianças Maria Pia e a Maternidade Júlio Dinis.

O director da Maternidade Júlio Dinis, Alberto Peixoto, confirmou que esta intervenção surge exactamente «num momento delicado», a pouco tempo da maternidade ter novas instalações.
Salientou que pesou muito na decisão de avançar com a obra o facto de existir uma parceria com a Chicco. O padrinho desta nova unidade de neonatologia é o músico Pedro Abrunhosa, que considerou a iniciativa de parceria como um «caso típico de economia social».»

Fonte:Destak

Sem comentários: