sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Jovens recuperados de câncer podem ter filhos


«30 a 40% dos oncologistas não informam seus pacientes sobre as técnicas de preservação da fertilidade

Um dos diagnósticos que traz maior pânico na vida dos pacientes é o câncer.Estudos demonstram que novos tratamentos prolongam significativamente asobrevida destes pacientes. Por isso, a importância de conhecer "o que e quandofazer" para dar a continuidade e a manutenção da qualidade de vida é tãoimportante.

Percebendo a dificuldade dos pacientes entenderem como poderiampreservar sua fertilidade, o IPGO - Instituto Paulista de Ginecologia,Obstetrícia e Medicina da Reprodução criou o "Manual de Preservação daFertilidade em pacientes com câncer", escrito pelos médicos especialistas emreprodução humana, Arnaldo Cambiaghi e Daniella Castellotti.O material esclarece de forma simples, as ténicas utilizadas, a ética e asgarantias de sucesso para cada um dos métodos.

Há também indicações deperguntas a serem feitas aos médicos antes do inicio destes tratamentos. Estematerial foi enviado gratuitamente a diversas Clinicas, Institutos deOncologia, Fundações e Associações relacionadas ao assunto, assim como, parapacientes e familiares que tenham interesse em esclarecer dúvidas sobre aspossibilidades de preservação da fertilidade.
Segundo Cambiaghi, coordenador do projeto, os estudos comprovam que pacientescom câncer de vários tipos como Linfoma de Hodgkin, Linfoma de Não-Hodgkin e oCâncer de Mama e que foram submetidos a tratamentos oncológicos têm apresentadosignificativo indice de longevidade.

Por este motivo é impreenscindivel aomédico que trata o paciente com câncer o conhecimento das técnicas atuais parapreservação da fertilidade, a fim de garantir ao paciente a possibilidade e odireito de ter filhos e constituir familia. " Nossa preocupação é esclarecerdúvidas e auxiliar a todos, por isso, o Manual esta sendo distribuidogratuitamente", complementa o especialista.Estima-se que em 2010, um em cada 250 adultos será sobrevivente de tratamentode câncer. "

A cada ano o numero de jovens com câncer vem aumentando, mas a boanoticia é que o indice de cura tambem aumentou. Por isso a importãncia depensarmos na fertilidade e no futuro destes pacientes. O Manual, totalmenteembasado em dados e estudos, vem informar técnicas utilizadas de preservação dafertilidade de forma direta, clara e concisa. Esperamos com ele, contribuirpara um futuro melhor desses pacientes", conclui Cambiaghi.»

Fonte:O Povo

Sem comentários: