terça-feira, 9 de outubro de 2007

Médicos insistem nos benefícios de comer peixe durante a gravidez


«WASHINGTON (AFP) — Os benefícios de comer peixe durante a gravidez são maiores que os riscos vinculados à presença de mercúrio neste tipo de alimento, afirmaram especialistas americanos nesta quinta-feira, incentivando as mulheres a consumir mais pescado.

As recomendações foram emitidas pelo Grupo de Nutrição Materna (Maternal Nutrition Group), formado por ginecologistas e nutricionistas, que trabalhou em colaboração com a Coalizão Nacional de Mães e Bebês Saudáveis (National Healthy Mothers, Healty Babies Coalition, HMHB).

Segundo os médicos, "o debate sobre a presença de mercúrio no peixe criou uma confusão entre as mulheres grávidas", que passaram a evitar este tipo de alimento. "Isso tem como efeito uma ingestão insuficiente de ácidos graxos ômega-3, o que provoca um risco para a saúde das mulheres e de seus filhos".

Os especialistas recomendam às mulheres grávidas ou que estejam amamentando que consumam por semana cerca de 350 gramas de peixe como salmão, atum ou sardinha, "para um máximo desenvolvimento cognitivo e psicomotor de seus filhos e para reduzir os riscos de parto prematuro e depressão pós-parto".

Roger Newman, professor de ginecologia obstetrícia da Universidade de Medicina da Carolina do Sul (sudeste), espera que estas recomendações "inspirem confiança às mulheres grávidas, que amamentam ou que desejam ter filhos, de que ao comer peixe elas melhoram sua saúde e a de seus filhos".»

Fonte: AFP

Sem comentários: