quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Perguntas e Respostas


Tenho quistos ovários, desaparecem sozinhos? Será mais dificil engravidar? Hà algum problema em engravidar agora? Deixei a pilula há quatro meses, para engravidar. Desde então comecei a sentir dores abdominais e descobri que tinha quistos nos ovários. O meu médico de clinica geral disse que não me deveria preocupar, pois desapareceriam sozinhos. Será verdade? Haverá perigo em ter dificuldades em engravidar? Os ciclos menstruais têm se atrasado.


O dor abdominal não tem necessáriamente relação com os quistos ovários ou com a fertilidade.
Não parece provável a relação. Um exame fisico deve facultar algumas pistas sobre a fonte da dor.

Os quistos ovários são absolutamente necessários para que ocorra a ovulação. A menos que o quisto tenha aproximadamente 2,5 cm de diametro, geralmente o óvulo não sairá do ovário.
Os quistos dos ovários só se tornaram um problema quando coincidem 2 situações:
1) excedem os 5 ou 6 cm de cumprimento e
2) esse tamanho se matenha por quatro semanas ou mais.
Uma vez que os quistos dos ovários se contraem rutineiramente depois da ovulação.

Os periodos tardios podem reduzir a fertilidade. Especificamente os ciclos que duram mais de 35 dias quando associados a uma percentagem alta de não ovulação (ciclos anovulatórios). Os ciclos irregulares grandes podem ou não estar relacionados com os quistos nos ovários ou dor abdominal, e será melhor aborda-los como problemas especificos.

Não se dislumbra que os quistos, os ciclos "grandes" ou a dor abdominal transitória represente, perigo ou risco à gravidez. Contudo há que ter em conta o historial médico especifico de cada mulher.

1 comentário:

Anónimo disse...

DESDE OS MEUS 15 ANOS QUE NAO TENHO MEU PERIODO MESTRUAL CERTO, CASAEI E COMERCEI A TOMA A PILULA E O PERIODO VINHA SEMPRE SO QUE AGORA DECIDI ENGRAVIDA E PAREI COM A PILULAR SO QUE DURANTE 4 MESE O PERIODO NAO VINHA E NAO ENGRAVIDEI ENTAO RESOLVE PROCURA A MINHA MEDICA DE FAMILIA ENTAO FUI FAZER UMA ECOGRAVIA ENDOVAGINAL E MIM FOI DECTADO QUISTOS NOS OVARIOS SERA ESSE O MOTIVO DE NAO CONSEGUI ENGRAVIDA.