quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Quando esperar e como cuidar do dentinho do seu bebé


«A saúde oral começa com o primeiro dente. A saúde oral depende de uma cultura de ensinamento.

Serviço de Pediatria do Hospital de São Marcos de Braga| 2007-10-03

O primeiro "dente de leite" (decíduo) surge, geralmente, por volta dos seis meses de vida, apesar de poder aparecer antes desta altura ou mesmo depois do primeiro ano. Nestes casos, não existem, geralmente, motivos para alarme. É importante ter a noção de que cada criança tem o seu próprio ritmo de dentição. Podem existir dentes ao nascimento sem que isso seja anormal. No entanto, nestes casos, está indicada uma consulta odontológica precoce para avaliação, informação dos pais e eventualmente para a sua excisão pelo perigo de queda e de serem engolidos pelo bebé.

A dentição é um processo dinâmico que começa ao quarto mês de gestação e que termina na idade adulta com o aparecimento dos "dentes do siso".

Os primeiros dentes que surgem são os incisivos centrais inferiores, pouco depois os incisivos centrais superiores logo seguidos dos incisivos laterais. Aproximadamente aos 14 meses surgirão os primeiros molares e cerca de 4 meses depois os caninos. Aos dois anos e meio, a criança terá, em princípio, todos os seus "dentes de leite" (Tabela 1).




A erupção dentária pode cursar com alguma irritabilidade, incómodo, choro ou diminuição do apetite. O bebé pode babar-se mais que o habitual, levar as mãos à boca e procurar morder tudo o que apanhar. Apesar dos sintomas e sinais associados à dentição serem variados e perturbadores para o bebé, e para os pais, nem todos devem ser atribuídos logo à partida a este processo. Por exemplo, a febre elevada ou persistente deve ser devidamente contextualizada e não atribuída ao processo de erupção dentária.


A limpeza da boca do bebé deve ser iniciada logo que surja o primeiro dente (Tabela 2).





Não se esqueça de fazer da lavagem dos dentes um "ritual" e de lhe ensinar a técnica correcta. Assim, o seu filho(a) não esquecerá de o fazer sistemática e correctamente.


Tenha em atenção e cuide dos dentes do seu bebé.


A saúde oral começa com o primeiro dente. A saúde oral depende de uma cultura de ensinamento. A saúde oral do seu filho agora e no futuro depende de si.


Henrique Soares »


Fonte:Edurare


Link: http://www.educare.pt/educare/Opiniao.Artigo.aspx?contentid=3B97CD53CBE05617E04400144F16FAAE&opsel=2&channelid=0

Sem comentários: