quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Semana do Bebé no Centro hospitalar


«Covilhã: Entre 22 e 28 deste mês
Semana do Bebé no Centro hospitalar

As iniciativas “Hospital Amigo” e “Escola dos Pais” vão marcar a Semana do Bebé, que o Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) organiza entre 22 e 28 de Outubro, anunciou ontem a instituição.

A iniciativa pretende promover a natalidade, prestar informações e discutir a rede de cuidados infantis locais com pais e educadores. Além do CHCB, envolve outras entidades locais como a Câmara da Covilhã, a Universidade da Beira Interior (UBI) e outros estabelecimentos de ensino.

No caso do CHCB, mais natalidade significa aumentar a média de nascimentos que ronda os 700 por ano.Quanto à mortalidade, não existem grandes preocupações, pois, pelos índices dos últimos quatro anos, a taxa de mortalidade infantil é inferior a um em cada mil e a neonatal é nula. “Queremos dar mais informação para os pais saberem como actuar em determinadas situações e terem mais autonomia.

Por outro lado, queremos promover a natalidade, cujo declínio é um problema europeu”, disse Paula Correia, pedo-psiquiatra do CHCB. Em cada dia da Semana do Bebé haverá sessões em escolas ou infantários por médicos do hospital ou professores de outras instituições sobre temas como a alimentação ou o desenvolvimento das crianças.

Diariamente às 18h00, o auditório do CHCB recebe a “Escola de Pais”, em que oradores convidados discutem com a audiência temas relacionados com a infância. “Alterações do sono”, “segurança no transporte” ou “mimos e birras” são alguns dos assuntos propostos. As sessões terminam com a actuação de coros infantis ou grupos musicais de crianças. A última, na sexta-feira, dia 26, realiza-se na Biblioteca do Fundão.

Toda a temática da Semana do Bebé e da Natalidade culmina num seminário a realizar no dia 27, no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde com a participação do médico brasileiro Salvador Célia.»

Fonte:O Primeiro de Janeiro

Sem comentários: