quarta-feira, 14 de novembro de 2007

DIETA, EXERCÍCIOS E FUMO INFLUENCIAM FERTILIDADE


«Especialista de Brasília apresenta estudo sobre epidemiologia em congresso de Fortaleza
Diversos fatores determinam a fertilidade humana: idade, alimentação, peso, atividade física e outros.

"Por mês, a mulher tem apenas 20% de chance de reprodução, ao contrário dos outros animais, que têm taxas maiores de fertilidade", afirma a médica Hitomi Miura, especialista da clínica Genesis. Ela estará em Fortaleza, entre hoje, 13, e 17 de novembro, no 52º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia, para apresentar o trabalho "Epidemiologia da reprodução humana".
Segundo ela, "o ser humano é o mais prejudicado pelos seus próprios hábitos.

Pesquisas em andamento estudam a influência, inclusive, de fatores como poluição e cafeína na fertilidade". É importante observar que qualquer coisa, em excesso ou em falta, pode prejudicar a fertilidade. Mulheres acima de 35 anos, obesas ou muito magras, que não praticam atividade física moderada, fumantes e não seguem dieta alimentar adequada podem ter a ovulação prejudicada.

Os hábitos masculinos também afetam a saúde feminina. "O homem que fuma em casa, por exemplo, prejudica também a saúde reprodutiva de sua companheira. A fumante passiva também sofre as conseqüências do cigarro, como envelhecimento precoce do óvulo", afirma Miura. Além disso, a idade do parceiro é importante de ser verificada. Homens acima de 45 anos podem ter a produção de espermatozóides prejudicada.

"Quando a mulher é jovem, a diferença de idade entre os parceiros não prejudica as taxas de fertilidade. Mas após a mulher atingir 35 anos, um parceiro 5 anos mais velho pode representar um tempo significativamente maior de tentativas para atingir a gestação tão esperada", diz Miura.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) conceitua infertilidade como ausência de gravidez após dois anos de tentativas sem métodos contraceptivos. Normalmente, os especialistas consideram o período de um ano para o início das investigações, a não ser em mulheres acima dos 35 anos de idade ou que tenham um fator definido que esteja prejudicando a fertilidade . "Tratar antes pode acarretar ônus físico, psicológico e, claro, financeiro, sem necessidade", finaliza....»

Fonte:Portal Nacional Seguros & Saúde

Sem comentários: