quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Grávidas que fumam reduzem fertilidade do filho


«Londres, 14 nov (EFE).- As mulheres grávidas que fumam durante o período de gestação reduzem a fertilidade de seu bebê, se for menino, já que com o hábito afetam um gene fundamental, segundo uma pesquisa de especialistas da Universidade de Aberdeen (Escócia).

Já se sabia que o fumo afetava a futura fertilidade dos fetos.Mas os pesquisadores desconheciam ainda o motivo.Os especialistas encontraram nos filhos de mães fumantes reduções significativas nos níveis de um gene, o DHH. Ele desempenha um papel crucial no desenvolvimento dos testículos, já que libera a molécula do mesmo nome (DHH). A substância, por sua vez, controla o crescimento normal do órgão reprodutor masculino.

Isto tem conseqüências para a fertilidade dos homens. Segundo o relatório publicado pela "Clinical Endocrinology and Metabolism", os testículos pequenos estão vinculados a um baixo nível de esperma.Os especialistas examinaram 22 fetos humanos de 11 a 19 semanas de gestação e observaram os níveis de 30 genes importantes para o desenvolvimento dos testículos. Eles não acharam nenhuma mudança significativa, a não ser no caso do DHH.
Os fetos das grávidas que tinham fumado 10 ou mais cigarros por dia tinham quase a metade dos níveis de DHH que os das que não tinham fumado."É a primeira vez que o gene DHH foi vinculado ao hábito de fumar da mãe e aos problemas de fertilidade", disse o pesquisador Paul Fowler. EFE prc mf »

Fonte: Último Segundo

Sem comentários: