quinta-feira, 22 de novembro de 2007

REPRODUÇÃO HUMANA: A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO NOS TRATAMENTOS DE FERTILIZAÇÃO


«O congresso mais importante na área de Reprodução Humana realizado na França, o “23th Annual Meeting of the European Society of Human Reproduction and Embryology”, discutiu diversos temas em torno de como melhorar o tratamento para a paciente do ponto de vista físico e psíquico. Presente no encontro, dr. Vinicius Medina Lopes, do Instituto Verhum, destaca a importância da avaliação psicológica do casal e a triagem daqueles que necessitam de acompanhamento regular até mesmo após a finalização do tratamento.

Melhorias na qualidade dos laboratórios, medicações utilizadas e dos protocolos de estímulo da ovulação em períodos mais curtos com menos injeções, as clínicas de reprodução humana conseguiram atingir taxas de gestação em torno de 30 a 50%, por tentativa. As mulheres submetidas à técnica de fertilização in vitro utilizam injeções diárias com o intuito de amadurecer vários óvulos ao mesmo tempo. Há certo desconforto no local da aplicação, e em relação ao aumento do tamanho dos ovários. “Esse mal-estar é comum e atinge aproximadamente 20 a 30% das pacientes”, informa o médico.

O tempo - O preparo para iniciar o tratamento e seu término geralmente dura entre dois a três meses. Durante esse período a paciente precisa se ausentar de suas atividades para realizar vários exames. Entre eles, de quatro a cinco ultra-sonografias transvaginais, consultas, captação dos óvulos e transferência dos embriões, que totalizam não menos que sete visitas ao centro de reprodução humana. “Quando chegam ao nosso consultório, a maioria dos casais já esperou mais tempo que deveria para investigar a causa da infertilidade, e conseqüentemente adiaram o início do tratamento”, relata dr. Vinicius Medina.

O estresse - A associação de diversos fatores como físicos, financeiros, tempo, e a incerteza podem colocar o casal sob estresse. “A infertilidade afeta os envolvidos, consciente ou inconscientemente, e isso gera um quadro de instabilidade”, diz. Entretanto, ao término do tratamento com um resultado positivo, a sensação de uma batalha vencida é tão gratificante que o casal minimiza os percalços passados, e passam a programar a vinda do filho como um troféu merecido. Para os que não tiveram a mesma sorte, ficam as lembranças.
É nesse momento em que a qualidade do serviço prestado faz a diferença. “O apoio do médico se faz necessário. Ouvir as queixas, mesmo que infundadas e corrigir o que for possível para tornar a próxima tentativa menos desagradável, evitando a desistência, é sinal de competência e obrigação do especialista em reprodução humana”, finaliza dr. Vinicius Medina Lopes. »

Fonte:Portal Nacional Seguros e Saúde

1 comentário:

Anónimo disse...

adorei seu blog e demais