quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Higiene oral nas crianças


«Concluído mais um ano do Programa Nacional de Saúde Oral, verifica-se que algumas crianças participantes apresentam um preocupante baixo nível de saúde oral, algo que mais tarde se reflectirá não apenas na sua auto-estima, com a perda precoce dos dentes, mas também na sua saúde, já que alguns problemas de saúde geral podem ser reflexo da saúde oral, ou falta dela.

É importante ter a noção de que os bons cuidados orais começam desde bebé, e que certos factores influenciam os dentes, mesmo antes de estes nascerem, como por exemplo determinados antibióticos (tetraciclinas) que podem causar descoloração ou manchas nos dentes, razão pela qual não deve ser usada durante a gravidez.

Como cuidar dos dentes do seu bebé?
A erupção dos dentes faz com que as gengivas estejam mais sensíveis, razão pela qual podem ser massajadas com o dedo ou uma compressa molhada. Os primeiros dentes nascem por volta dos seis meses de vida do bebé, e como tal, deverão ser sujeitos aos procedimentos normais de higiene, como a escovagem.

É importante estar ao lado do seu filho, no momento da escovagem, até aos 6-7 anos de idade, de forma a ensinar a técnica correcta, perdendo para isso o tempo que for necessário.Existem no entanto alguns cuidados especiais a ter com o seu bebé nesta altura, nomeadamente a prevenção de cáries de mamadeira, e as tomas adequadas de flúor.

Cáries de biberão
Este tipo de cáries são provocadas pela exposição a líquidos que contém açúcar, como o leite ou as papas pré-preparadas existentes no mercado. Estas substâncias acumulam-se em redor dos dentes, e provocam cáries, primeiro nos dentes anteriores, razão pela qual nunca se deve deixar adormecer um bebé com biberão. Após a amamentação ou alimentação os dentes do seu bebé deverão ser limpos com uma gaze ou pano molhado.

Flúor
O flúor é benéfico, mesmo antes da erupção dentária, pois fortalece os dentes, enquanto estes se desenvolvem. Deverá consultar o seu dentista ou pediatra para avaliar a necessidade de dar ao seu bebé um suplemento de flúor.

Como Cuidar dos dentes das crianças
É importante ensinar bons hábitos de higiene oral logo desde o início da vida do seu filho, isto significa ajuda-lo e ensina-lo a lavar os dentes, e incentiva-lo a ir ao dentista, isto porque o acompanhamento desde cedo por parte de um dentista permite avaliar o desenvolvimento dos dentes do seu filho, e detectar precocemente eventuais problemas, tornando-os mais fáceis de resolver.

Reforce sempre a ideia de que ir ao dentista deve ser um hábito, pois ao transmitir esta atitude ao seu filho estará a estimula-lo a ir regularmente, o que previne muitos problemas.

Chupar no dedo
Este reflexo é normal, mas pode provocar alterações no desenvolvimento da boca, afectando a posição dos dentes, sendo que este hábito normalmente resulta numa inclinação dos dentes anteriores para a frente. Para além deste, existem outros problemas, como um maior número de cáries, dentes com maior desgaste e problemas articulares.

A chupeta, se usada prolongadamente e após a erupção dos dentes definitivos pode provocar o mesmo tipo de situações. Este problema pode ser contornado, colocando um medicamento com sabor amargo no dedo ou na chupeta.

Selantes
O selante é uma película de resina que é colocada sobre os dentes posteriores, nos sulcos e ranhuras, onde geralmente se formam as cáries. A sua aplicação é indolor, e cria uma barreira eficaz contra as cáries, tornando estes dentes mais fáceis de higienizar, e libertando flúor.O cuidado com a higiene oral desde pequeno, é um investimento que resultará em benefícios para o resto da vida do seu filho, e deve ser estimulado de forma a garantir um sorriso brilhante e saudável.»

Fonte:Oeste online
Link:http://www.oesteonline.pt/noticias/noticia.asp?nid=17868

Sem comentários: