segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Infertilidade pode acontecer após o primeiro filho


«A infertilidade secundária é quando um casal não consegue engravidar ou levar uma gravidez até o final, depois de já ter um filho. "Esse tipo de infertilidade é tão comum quanto a infertilidade primária", afirma Newton Eduardo Busso, ginecologista e obstetra e um dos diretores do Projeto Beta – Medicina Reprodutiva com Responsabilidade Social.

Segundo ele, os mesmos fatores que causam infertilidade primária podem causar a secundária: bloqueio de trompas, endometriose, ovulação pobre, pouca quantidade de espermatozóides ou pouca qualidade dos mesmos, entre outros motivos. O especialista diz que o que pode mudar a infertilidade de um homem, por exemplo, são as infecções, a varicocele e mudança de parceiros.

De acordo com o médico, outro fator agravante é a idade. "A cada ano, as chances de obter uma gestação vão diminuindo", afirma, ressaltando que os tratamentos para infertilidade primária e secundária são os mesmos.
O especialista alerta que pode ser muito frustrante esperar pelo momento certo para ter o segundo filho. "É comum o casal achar que não é infértil pelo fato de já ter concebido anteriormente, mas, infelizmente, isso pode acontecer, sim.

O ideal é que, quando o casal decidir ter outro filho, não esperar mais do que seis meses a um ano para a nova gestação", comenta.
Conforme ele, a luta pela gravidez acaba afetando o lado psicológico dos casais, já que todo o processo de tratamento de infertilidade pode ser muito estressante. "Alguns pais, por exemplo, sentem-se culpados por ser incapazes de dar um irmão ao primeiro filho, finaliza.

Dados apontam que cerca de 15% dos casais enfrentam dificuldades em obter gestação e muitos abandonam os tratamentos devido à falta de condição financeira, além das dificuldades encontradas no sistema público de saúde.»

Fonte:JMOnline

Sem comentários: