segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

No Hospital do Barreiro


«Para melhorar a qualidade dos cuidados prestados à população, o Hospital de Nossa Senhora do Rosário, EPE reestruturou o Curso de Preparação para o Parto, que tem vindo a realizar ao longo dos últimos anos, com o objectivo de educar a grávida/casal para a parentalidade.

As grávidas interessadas deverão inscrever-se até às 20 semanas de gestação no Serviço de Medicina Física e de Reabilitação ou na Urgência Obstétrica e Ginecológica do HNSR.

Este novo curso inclui o método psicoprofilático, realizado pelas Enfermeiras Obstetras desta Instituição, que tem como objectivo diminuir a tensão e o medo da grávida/casal, reduzir a dor no parto e prevenir a depressão pós parto. Com este método pretende-se uma mudança de comportamento da grávida/casal para que participemactivamente durante o trabalho de parto e o parto.

Durante o curso a grávida/casal irão adquirir diversos conhecimentos não só sobre a gravidez e o momento do parto, mas também sobre técnicas de posicionamento, relaxamento e amamentação, noções básicas de alimentação e os cuidados prestados ao seu bebé, capacitando os futuros pais para o seu novo papel.

O curso é ministrado por uma equipa multidisciplinar constituída por Fisioterapeutas com Pós Graduação em Saúde Materno Infantil e Enfermeiras Especialistas em Saúde Materna e Obstetrícia do HNSR. Colaboram, ainda, com esta equipa uma Nutricionista e uma Dietista; um Enfermeiro de Saúde Mental e Psiquiatria; MédicosInternos da Especialidade de Obstetrícia; e um Higienista Oral do Centro de Saúde do Barreiro – Extensão do Lavradio.

As grávidas interessadas deverão inscrever-se até às 20 semanas de gestação no Serviço de Medicina Física e de Reabilitação ou na Urgência Obstétrica e Ginecológica do HNSR.

O novo curso terá início no próximo mês de Dezembro.Para mais informações visite: http://www.hbarreiro.min-saude.pt/»

Fonte: Rostos

Sem comentários: