quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Vacina contra o cancro do colo do útero já em 2008


« A vacina contra o cancro do colo do útero vai ser colocada à venda em 2008. As jovens com 13 anos vão ser as primeiras a ser abrangidas.
A Direcção-Geral de Saúde (DGS) está a desenvolver medidas na área da prevenção com o objectivo de evitar o cancro do colo do útero.

No sentido de prevenir o aparecimento da infecção vai ser colocada à venda em 2008 a vacina contra esta patologia e as jovens com 13 anos vão ser as primeiras a ser abrangidas. Com a finalidade de identificar infectados está a ser efectuado o levantamento de casos, de que é exemplo o programa do rastreio do cancro do colo do útero na região Alentejo, que é lançado hoje em Évora.

"A vacina contra o cancro do colo do útero deve ser ministrada", segundo Conceição Margalha, da Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARS Alentejo), "antes da jovem iniciar a vida sexual activa, no sentido de prevenir a infecção". Esclareceu também que "o programa de vacinação começa pelos 13 anos, idade chave", e que "todas as jovens fora desta faixa etária têm de suportar os custos inerentes à vacina". Acrescentou que "o programa vacinal começa por uma idade chave, mas pode vir a ser alargado, ampliado a outras faixas etárias".

De acordo com as recomendações da Comissão Técnica de Vacinação e da Direcção-Geral de Saúde devem ser vacinadas em 2008 as raparigas nascidas em 1995, em 2009 as que nasceram em 1996, em 2010 as jovens que nasceram em 1997 e entre 2009 e 2011 está ainda previsto vacinar as raparigas que na altura tiveram 17 anos.

A par da vacinação, a DGS lança um programa de rastreio universal para todas as mulheres entre os 30 e os 65 anos. Na região Alentejo o programa de rastreio do colo do útero começa hoje e pode ser efectuado nos distritos de Beja, Portalegre e Évora. O programa envolve os 44 centros de saúde e os hospitais das três capitais de distrito identificadas. »

Fonte:Voz da Planície

Sem comentários: