segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Cancro do colo do útero: 19 mil mulheres vacinadas num ano


«Cerca de 19 mil portuguesas adquiriram a primeira vacina contra o vírus que causa o cancro do colo do útero desde que começou a ser comercializada, há precisamente um ano, tendo gasto mais de nove milhões de euros neste medicamento.

Comercializada pela Sanofi Pasteur MSD, a Gardasil foi colocada no mercado a 20 de Janeiro de 2007 e, desde então, tem sido essencialmente receitada por pediatras, no caso das raparigas mais jovens, e por ginecologistas, disse à Lusa a directora-médica do laboratório em Portugal.
A efeméride coincide com o início da Semana Europeia contra o cancro do colo do útero, que decorre até 26 de Janeiro, incluindo acções de rua, sessões de esclarecimento para jovens, bem como uma sessão solene na Assembleia da República.

De acordo com Maria João Cunha, da Sanofi Pasteur MSD, cerca de 19 mil mulheres já foram vacinadas, ou estão em vias de receber as três doses da vacinação, que custam 480 euros (160 euros por dose).
As mulheres que foram ou estão a ser vacinadas pertencem essencialmente a três grupos etários: 13 anos, 16/18 anos e 22/26 anos.

A directora médica da Sanofi Pasteur MSD adiantou que, apesar de o preço ser um entrave a uma maior aquisição da vacina, os seus benefícios são «facilmente entendidos pelos pais».
Sobre a possibilidade de ser a Gardasil a vacina escolhida para ser incluída no Plano Nacional de Vacinação (PNV) - que a partir de Setembro vai administrar gratuitamente esta profilaxia - Maria João Cunha não adianta prognósticos, afirmando apenas que o laboratório participa no concurso.

No Ministério da Saúde consta igualmente o pedido de comparticipação da vacina pelo Serviço Nacional de Saúde (37%), ao qual ainda não foi dada resposta.
Maria João Cunha revelou que a Gardasil tem actualmente 96% do mercado português. Os restantes 4% são da Cervarix, vacina comercializada pela GlaxoSmithKline (GSK) que chegou ao mercado português a 15 de Outubro do ano passado e custa 433,23 euros.

A Gardasil é valente para quatro vírus e a Cervarix dirige-se a dois. As duas poderão causar uma redução de pelo menos 70% no número de casos de cancro do colo do útero.
Diário Digital / Lusa »

Fonte: Diário Digital

Sem comentários: