quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Câmara de Vila do Bispo vai construir duas creches e um lar de idosos


«População de Budens e Barão de São Miguel terá um «pólo de apoio e resposta» às suas necessidades.

A Câmara de Vila do Bispo, até 2009, prevê construir duas creches e um lar de idosos no concelho. A primeira a ser executada será a creche em Vila do Bispo, contígua ao actual jardim de infância.«Está prevista a construção de uma creche em Vila do Bispo, por via da ampliação do jardim de infância, creche essa que, durante este ano, deverá iniciar a construção, e terá uma capacidade para 70 crianças», explicou Gilberto Viegas, presidente da Câmara de Vila do Bispo.

No projecto de construção, será feito um investimento de 15 mil euros, enquanto na execução da obra a autarquia pretende gastar 300 mil euros. Na freguesia de Budens, por seu lado, irão nascer dois equipamentos sociais dedicados à infância e à terceira idade. Será construído um lar de idosos, com capacidade para receber 30 utentes. Em termos de investimento, Gilberto Viegas considera o Lar de Budens «um apontamento assinalável até porque o investimento é de 1,6 milhões de euros». Ainda este ano, acrescentou o autarca, «o esforço é no sentido de o lar arrancar. Já tem projecto e está em fase de adjudicação».

Junto ao lar, está prevista a construção da segunda creche pública do concelho. O projecto de execução está feito e a obra deverá arrancar no próximo ano.Esta nova creche terá um berçário, com capacidade para nove bebés até aos 12 meses, uma sala com capacidade para 18 crianças, dos 12 aos 24 meses, e ainda uma outra, para 16 crianças, dos 24 aos 36 meses. No total, receberá 43 crianças.Para o autarca, estes equipamentos são da maior importância não só para Budens, mas também para Barão de São Miguel. «A creche de Budens, tal como o lar, será um pólo de apoio e de resposta às necessidades das populações, quer da freguesia de Budens, quer de Barão de São Miguel».

17 de Janeiro de 2008 14:54mara dionísio»

Fonte:Barlavento Online

Sem comentários: