segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Evitando os incômodos da gravidez


«Ser mãe é o sonho da maioria das mulheres, mas nem sempre elas estão prontas para os "efeitos colaterais" da gravidez, como dores na coluna e inchaço nas pernas. Para minimizar o desconforto e garantir o bem-estar durante a gestação, o médico Clóvis Garcia Borges, especializado em Medicina Física e Reabilitação, indica cuidados básicos às futuras mamães.

De acordo com o especialista, a melhor posição para as gestantes na hora de dormir é deitar de lado, com o quadril e as pernas ligeiramente flexionados.
"Assim, o peso do abdômen não dificultará a respiração", explica, lembrando que usar um travesseiro entre os joelhos também é bom. Com isso, acontece menos compressão dos vasos sangüíneos dos membros inferiores, o que reduz o inchaço, formigamentos e dores.

Outra dica importante é quanto à alimentação, pois o sobrepeso pode agravar as dores de coluna. O médico recomenda atividades físicas leves, como caminhadas, hidroginástica e natação.
No caso de dores lombares, que se manifestam nos últimos meses de gestação ou já existentes antes da gravidez, o ideal seria o repouso, utilização de bolsa de gelo e tratamento com fisioterapia, através de massagens, exercícios posturais corretivos ou uma cinta suporte.

"O uso de medicamentos pode ser feito, desde que supervisionado pelo médico", reforça.
Clóvis pondera que, se a gestação estiver correndo sem complicações, é possível fazer exercícios abdominais para facilitar o parto quando chegar a hora, mas sempre com orientação médica.»

Fonte:JM Online

Sem comentários: