quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Freguesia de S. Sebastião aposta na saúde


«A Junta de Freguesia de S. Sebastião celebrou protocolos com a Escola Superior de Saúde que prevê o desenvolvimento de acções que melhora a qualidade de vida dos munícipes.

O projecto “Mamã, Papá vou Nascer!” vai decorrer neste ano lectivo no âmbito do protocolo estabelecido entre a Junta de Freguesia de São Sebastião e a Área Disciplinar de Fisioterapia da Escola Superior de Saúde (ESS).

Trata-se de um programa de suporte parental, que tem como finalidade central minimizar/prevenir a ocorrência de problemas resultantes da gravidez no período pré e pós parto e consequentemente promover a saúde e qualidade de vida dos pais e bebés.

Este programa será desenvolvido por Fisioterapeutas, estudantes do 2º Ciclo da Escola Superior de Saúde - com a orientação de um docente - e terá inicio a partir de Janeiro de 2008 dirigindo-se a grávidas, entre o 4º e o 8º mês de gestação e respectivos companheiros.

Dentro dos temas a abordar destaca-se a prevenção da dor lombar (dor lombar), incontinência urinária (perdas de urina), nutrição, desenvolvimento do bebé, entre muitos outros
A Junta de Freguesia de S. Sebastião celebrou com a mesma escola outro protocolo que visa a promoção de saúde do idoso. O projecto intitulado “Passo a Passo com Segurança”, é desenvolvido por quatro fisioterapeutas, alunas da ESS, e pretende prevenir ocorrência de quedas na população idosa. O projecto é dirigido à população idosa, com idade igual ou superior a 65 anos, residente na área da Freguesia de São Sebastião.

O projecto consistirá num programa que inclui palestras, em que serão abordados temas como a importância da prevenção das quedas, os factores de risco, os benefícios do exercício físico e classes de movimento. Terá a duração de 12 semanas e o início será em Março.
O terceiro protocolo destina-se a promover o “Programa 65+”, tendo em vista a promoção e protecção da saúde, da responsabilidade de cinco Fisioterapeutas, estudantes da Escola Superior de Saúde.

Este será dirigido à população com mais de 65 anos pertencente ao concelho de Setúbal, entre os meses de Janeiro e Maio com duas a três sessões semanais. Através de classes de movimento, de actividades lúdicas - dança, actividades ao ar livre e caminhadas - e sessões de esclarecimento será alcançado o principal objectivo de melhorar e/ou manter a funcionalidade e qualidade de vida dos idosos.»

Fonte:Setubalense

Sem comentários: