quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Cuidados com higiene podem evitar muitos casos de diarréia


«A desidratação e as viroses são doenças comuns do período chuvoso, mas não são apenas as chuvas que aumentam a incidência dessas doenças. Uma das principais causas dessas enfermidades está no cuidado inadequado com os alimentos. O manuseio correto dos alimentos, a maneira como eles são acondicionados e atitudes básicas de higiene, como lavar as mãos sempre que usar o banheiro e antes de preparar alimentos são medidas simples que podem evitar diversas contaminações por bactérias, vírus ou parasitas.

Teresina está passando por um surto de diarréia. Já foram registrados 4.563 casos de janeiro até a semana passada e a incidência maior é em crianças de um a quatro anos. “As moscas não tomam banho antes de pousar nos alimentos, pratos, copos e talheres por isso é importante que a população lave bem frutas e verduras antes de ingeri-las e ter cuidado com alimentos preparados fora de casa”, disse a coordenadora de Ações Assistências da Fundação Municipal de Saúde, Amaríles Borba.

Amaríles ressalta que as mães devem estar atentas quando forem fazer a troca de fraldas dos bebês: “É importante que as mães lavem as mãos antes e depois de trocar a fralda do bebê. A fralda deve ser jogada em um saco plástico, que deve ser imediatamente fechado”. A coordenadora revela que a diarréia é uma doença contagiosa e que muitas pessoas desconhecem esse fato, podendo “pegar” a doença pelo contato com fezes e urina, por exemplo.

As mães desconhecem que a transmissão da infecção por diarréia pode acontecer numa simples troca de fraldas de um bebê na cama do casal, por exemplo. “Se na hora da troca da fralda de um bebê com diarréia ocorrer de sujar a colcha de cama de urina ou fezes, o simples contato com o local sujo pode transmitir a infecção, porque, ali ocorrerá uma reprodução de bactérias”, frisou Dra. Amaríles.

Borba alerta a população para as infecções que podem ser adquiridas através de alimentos contaminados: ”As intoxicações por alimentos são bastante comuns, mas o saneamento básico também é essencial para evitar doenças”. Bolos, tortas, carnes mal cozidas, sopas, caldos, massas, palmito em conserva, carne enlatada, saladas cruas, pescados a vácuo e água podem causar infecções e intoxicações alimentares. E a falta de um local apropriado para as necessidades fisiológicas também podem aumentar os riscos de infecção por diarréia.

Os sintomas como vômitos, diarréia e náuseas são evidências da doença e o cuidado básico é a ingestão de líquido para não levar o paciente à desidratação. “O doente deve beber bastante líquido em poucas quantidades, não fazer uso de medicamentos por conta própria e ficar atento em relação à urina, que quando estiver muito amarela e em pouca quantidade é sinal de que o corpo está desidratado”, alertou Dra. Amaríles. A diarréia não mata, o que mata são as complicações da doença, como a desidratação.»

Fonte:TV Canal 13
Link:http://www.tvcanal13.com.br/noticias/cuidados-com-higiene-podem-evitar-muitos-casos-de-diarreia-15234.asp

Sem comentários: