segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

UFP promove curso de Aconselhamento em Aleitamento Materno



«Começa hoje na Universidade Fernando Pessoa a terceira edição do curso "Aconselhamento em Aleitamento Materno da OMS/UNICEF".

Com este curso pretende-se promover e divulgar esta prática em Portugal, dotando os profissionais da área da saúde de competências específicas que lhes permitam intervir de um modo mais eficiente neste domínio, contribuindo para a criação de condições nas instituições onde trabalham para que estas venham a obter o título de "Hospital Amigo dos Bebés".

Dirigido essencialmente a profissionais da área da saúde, este Curso tem como principais objectivos aumentar o número de profissionais com competências na área do aconselhamento em aleitamento materno, clarificar conceitos internacionalmente definidos, identificar as diferentes fases do processo da amamentação, visando as boas práticas de actuação.

Pretende-se ainda com este iniciativa identificar obstáculos à implementação dum plano de protecção, promoção e suporte efectivos do AM em Portugal, planificar estratégias que vão de encontro à resolução dos problemas identificados e estimular o desenvolvimento de mecanismos de cooperação que promovam a continuidade na acção.

A OMS/UNICEF preconiza que até 2010, 50% dos bebés tenham sido exclusivamente amamentados até aos seis meses, e que paralelamente à alimentação adequada e segura, continuem a mamar até aos dois anos ou mais.

No Plano Nacional de Saúde o Aleitamento Materno é também uma das prioridades, uma vez que em Portugal alguns estudos sugerem que a amamentação exclusiva apresenta valores muito baixos. Para reverter esta situação a Direcção Geral de Saúde através do Comité Nacional para o AM tem em execução um plano nacional de formação.

Neste âmbito e dentro deste plano, realiza-se o 3º Curso Aconselhamento em Aleitamento Materno OMS/UNICEF que vai decorrer nos próximos dias 15, 16, 22 e 23 de Fevereiro e 1 de Março, nas instalações da Universidade Fernando Pessoa e na Maternidade Júlio Dinis.

A coordenação do curso é da responsabilidade da especialista em AM Adriana Pereira, docente da Faculdade de Ciências da Saúde da UFP, contando também o corpo docente com a colaboração de Cristina Godinho, pediatra na Maternidade Júlio Dinis, de Luísa Matos, enfermeira-chefe na mesma instituição, e de Ana Ribeiro, enfermeira responsável pelo serviço de Formação na Unidade Local de Saúde de Matosinhos. Todos os elementos têm formação pela OMS/UNICEF em aleitamento materno. »

Fonte:Universia
Link:http://www.universia.pt/servicos_net/informacao/noticia.jsp?noticia=45294

Sem comentários: