quinta-feira, 24 de abril de 2008

Bebês saudáveis e mamães em forma


«Redação O Estado do Paraná [23/04/2008]

Recentes pesquisas já comprovaram que o excesso de peso durante a gravidez aumenta a probabilidade de as mulheres se tornarem obesas no futuro, caso não consigam emagrecer logo após o parto. Para as jovens mães, que se preocupam com a boa forma - sem deixar de lado a qualidade de vida do bebê - o Vigilantes do Peso elaborou o programa “Amamentando”, que promove o emagrecimento saudável, com perda de peso gradual.

Sem prejudicar a produção de leite nem comprometer a saúde da mãe e o bem-estar do seu filho, o programa ajuda a aumentar a ingestão de alimentos que auxiliam na produção do leite, na hidratação de todo o organismo e no processo de emagrecimento. Para seguir as orientações, as mulheres devem passar por uma avaliação com o próprio médico.

É necessário que as mamães tenham uma alimentação diária equilibrada. Fibras, proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis, na quantidade ideal para nutrir-se e emagrecer, devem estar presente nas refeições. Confira algumas regras que vão ajudar as jovens mães a assegurar a saúde e o bem-estar do bebês, além de eliminar os quilos conquistados durante a gravidez.

> Escolher sempre os alimentos mais nutritivos como os integrais e as carnes magras para assegurar a contribuição de carboidratos e proteínas de boa qualidade;

> Tomar três copos de leite por dia para obter a proteína e o cálcio necessários;

> Consumir no mínimo oito porções de legumes e frutas por dia para obter as vitaminas e os minerais importantes;

> Consumir de duas a três porções de óleo saudável por dia para obter a vitamina E necessária;

> Beber no mínimo seis copos de água por dia para manter a pele hidratada, além de auxiliar na produção de leite;

> Evitar o consumo de alimentos gordurosos, picantes e salgados.»

Fonte:Paraná-Online
Link:http://www.parana-online.com.br/noticias/index.php?op=ver&id=343117&caderno=23

1 comentário:

Romy Maria disse...

Nao é só a alimentaçao que faz maes saudáveis, a prática de exercicio fisico regular antes, durante e dpois da gravidez é recomendável a todas as mulheres. Estudo médico português em:
http://www.actamedicaportuguesa.com/pdf/2007-20/3/209-214.pdf