quarta-feira, 23 de abril de 2008

Cuidando dos seus olhos - Sob a Perspectiva Infantil


«Sob a Perspectiva Infantil

Bebês enxergam a mãe logo que nascem? Quanto mede o olho de um recém-nascido? Veja a resposta para essas e outras perguntas e entenda como se desenvolve a visão nas crianças

Se fosse possível saber de um recém nascido qual a primeira impressão que ele teve da mãe quando chegou ao mundo, certamente não seriam os olhos azuis ou os cabelos negros da progenitora. Poderia, sim, ser seu cheiro ou sua voz, mas nunca algo que se refira à visão. A razão é simples: o recém-nascido não enxerga com nitidez e não tem percepção das cores.

A visão é um dos sentidos mais importantes no crescimento físico e cognitivo da criança. O desenvolvimento motor e a capacidade de comunicação são prejudicados em crianças com deficiência visual porque os gestos e condutas sociais são aprendidos pelo feedback. Por causa disso, quanto antes forem detectadas condições oculares, melhores as chances de um tratamento bem-sucedido.

Uma das medidas adotadas em São Paulo e no Rio de Janeiro para auxiliar nesse sentido é o teste do reflexo vermelho, também conhecido como teste do olhinho, feito ainda na maternidade. Com o auxilio de um oftalmoscópio, o médico checa a possibilidade de doenças oculares, pela ausência ou assimetria do reflexo vermelho nos dois olhos.

Confira a seguir algumas informações que ajudam a entender o desenvolvimento ocular infantil e a tomar as medidas necessárias para manter a visão das crianças sempre em dia.

Quando começam os cuidados com a visão do bebê?
Desde a gravidez o acompanhamento pré-natal é imprescindível, principalmente mulheres que tiveram toxoplasmose ou rubéola durante a gravidez.

A questão genética também deve ser levada em conta, pois mães com idade avançada tem mais risco de ter filhos com problemas genéticos e, consequentemente, problemas oculares.

Como se desenvolve a visão das crianças?
O desenvolvimento da visão ocorre de forma acelerada logo nos primeiros seis meses de vida e avançam progressivamente ate a criança completar quatro anos. Entretanto, como a velocidade de crescimento varia, há crianças que conseguem enxergar o que um adulto enxerga muito antes dos quatro anos. Para comparação, vale mencionar que a visão de um adulto normal é de 20/20 (1.0), enquanto a de recém-nascido varia de 20/400 (0.05) a 20/600 (0.03).

E a questão das cores?
Quanto à visão de cores, ainda existe imaturidade cortical - o que significa que o córtex, área responsável pela visão, ainda não está completamente formado – e falta das células receptoras chamadas cones, responsáveis pela absorção das cores. No início, bebes enxergam apenas contrates de cor. Com o maior desenvolvimento dessas células, a criança já consegue distinguir cores. Aos quatro meses, já tem a visão de cores de um adulto.

Quais as doenças oculares mais comuns em crianças?
Condições como catarata, estrabismo, ambliopia, oclusões palpebrais e retinopatia podem surgir na infância. O diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso no tratamento e pode evitar transtornos visuais, inclusive cegueira. Os primeiros seis meses de vida são fundamentais para o desenvolvimento visual. Bebês prematuros devem receber atenção especial. A retinopatia da prematuridade ocorre nos primeiros dois meses de vida. Se não tratada de maneira rápida e eficaz, pode ocorrer um comprometimento visual da origem central.

Quanto mede um olho de um recém-nascido?
Aproximadamente 16mm de diâmetro. Na idade adulta, essa medida chega a 24 mm. Esse aumento é acompanhado pelo crescimento da córnea, que se torna plana e menor convergente. Nos primeiros 18 meses o olho chega a atingir de 18mm à 20mm. Para efeitos de comparação, o aumento de 1mm melhora em 3 graus a correção de valor óptico.

Nos primeiros dias de vida, os bebes ainda não possuem os olhos alinhados, o que leva muitos pais a suspeitar de estrabismo.

Bebes enxergam com nitidez?
De início, eles vêem objetos que se encontram a uma pequena distancia, mas sem nitidez total.Isso acontece porque as estruturas cerebrais e retinianas relacionadas à visão e à movimentação dos olhos ainda não estão totalmente maduras. A nitidez melhora a partir de seis meses.

A visão dos pequenos
Recém-nascido: enxerga sem nitidez, apenas contrastes de cor.
Quatro meses: adquire visão de profundidade, o que permite que a criança pegue objetos próximos.
Sete meses: desenvolve maior sensibilidade ao contraste.
Três anos: já possui um sistema visual totalmente desenvolvido, mas que poderá ser moldado até os 8 ou 10 anos.»

Fonte:ITU
Link:http://www.itu.com.br/colunistas/artigo.asp?cod_conteudo=12150

Sem comentários: