segunda-feira, 7 de abril de 2008

Novo projecto para “mamãs e papás” algarvios


«O auditório da Biblioteca Municipal de Faro recebeu, na tarde de ontem, dia 3, a apresentação de um novo projecto da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, «Uma Janela Aberta à Família». Esta iniciativa está direccionada a todos os pais algarvios e conta ser um processo contínuo de acompanhamento aos pais, à criança e a toda a educação desta, desde o seu nascimento até aos 18 anos de idade.

Na iniciativa só se podem inscrever aqueles que vão ser pais ou que já o são em tempo recente, pois, por exemplo, os pais de uma criança de cinco anos não o podem, apesar de terem a possibilidade de verem esclarecidas todas as suas dúvidas por parte dos especialistas que estão envolvidos neste projecto.

O primeiro passo desta iniciativa é entregar na obstetrícia dos hospitais uma brochura onde é explicado o desenvolvimento do bebé até aos seis meses, como lidar com o bebé nesta primeira etapa, constando nesse folheto também os contactos (correio, e-mail e site) para qualquer dúvida.

O vogal do conselho directivo da ARS, especialista em psicologia da saúde, Eusébio Pacheco, começou por referir que este projecto pretende ajudar os pais a educar os filhos, formando e informando, para que haja uma sensibilidade mais cuidada na educação e uma atitude preventiva da parte dos pais. O especialista disse que esta vai ser uma grande oportunidade das famílias poderem aprender.

António Pina, coordenador do projecto, salientou que as crianças são o futuro e que por isso têm de crescer de forma saudável. Tem existido uma grande preocupação em criar novas formas de educar dentro da escola, mas a verdade é que antes está a família e pouco tem sido feito em relação a esta primeira e principal etapa da educação, como referiu o mesmo.

Todas as profissões necessitam de formação e o facto de se ser pai e mãe não é excepção, apesar de nada ter sido feito até agora com esse fim. Neste sentido este é um projecto raro como mencionou António Pina, que disse também não ter conhecimento de mais nenhum projecto desta simplicidade e envergadura em todo o País. Só há pouco tempo o Instituto da Droga e da Toxicodependência do Algarve (IDT) realizou um curso de formação para famílias.

Sendo um projecto em construção e muito recente, apesar de já estar em terreno, como referiu Helena Coelho, psicóloga clínica do IDT, encontra-se aberto a qualquer colaboração de todos os interessados.

Sobre as iniciativas que estão definidas para este primeiro acompanhamento, António Pina frisou que neste início de projecto há uma focalização para os primeiros meses, como já referido, admitindo que existem melhorias a fazer e até mesmo inovações.

Fonte do hospital de Faro disse que existem iniciativas continuadas nesta instituição que visam ajudar os pais, quer dentro das instalações, quer fora. Uma das iniciativas é um trabalho que tem sido feito com os pais dos bebés prematuros, uma inter-ajuda entre estes pais que partilham experiência e conhecimentos, mantendo o contacto. Este mesmo serviço é prestado para qualquer outra mãe que assim queira ou solicite, mas segundo fonte do hospital de Faro existem muitas mães que não pedem ajuda e nem colocam qualquer questão, o que não facilita a ajuda que se quer muitas vezes prestar.

Este projecto conta com o apoio da Universidade do Algarve, do Hospital Central de Faro, do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, o IDT do Algarve e da ARS do Algarve, sendo que estes dois últimos fazem parte da coordenação.

Carla de Sá»

Fonte:Região Sul
Link:http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=82722

Sem comentários: