quinta-feira, 10 de abril de 2008

O milagre da vida


«VIDA DE GESTANTE A gravidez é um marco muito importante na vida de uma mulher. Depois de recebida a notícia, há que ter alguns cuidados que assegurem o perfeito desenvolvimento do bebé.

A gravidez divide-se em duas fases: a embrionária, que ocorre nas 10 primeiras semanas de amenorreia e que se conta a partir do primeiro dia da última menstruação, e a fase fetal, a partir da décima semana.

«No entanto, não acontece nada de particular que distinga estas 10 semanas como divisoras das duas fases», salienta o Dr. João Malta, ginecologista.

Em relação à vida intra-uterina e ao desenvolvimento do embrião, o especialista esclarece que as funções mais importantes do organismo se desenvolvem em primeiro lugar.

«Os sistemas nervoso central ou cardiovascular desenvolvem-se primeiro que o sistema digestivo, por exemplo, porque são essenciais à vida», comenta João Malta.

Os sistemas nervoso central e cardíaco formam-se muito cedo. Desde os 16 a 18 dias após a concepção, altura em que o embrião tem menos de dois milímetros, já são detectados batimentos no tubo cardíaco – coração ainda sem as quatro divisões: ventrículos e aurículas esquerdos e direitos. As células que originam os órgãos reprodutivos também estão presentes desde muito cedo, logo 15 dias após a concepção.

Vigiar a gravidez

As ecografias são exames a que as grávidas estão obrigatoriamente sujeitas. Quanto ao número, é muito variável de país para país, mas, em Portugal, realizam habitualmente três ecografias durante a gravidez. Estas destinam-se a identificar possíveis alterações no embrião ou no feto e a vigiar o seu desenvolvimento.

A primeira realiza-se por volta das 12 semanas de gestação e destina-se a determinar a idade real do bebé e a eventual existência de gémeos; a detectar patologias do trofoblasto, órgão a partir do qual se forma a placenta; e a identificar marcadores de risco genético. A primeira ecografia pode também identificar mal formações grosseiras, como a ausência do sistema nervoso central, bem como outras deficiências incompatíveis com a vida.

Entre a 20.ª e 22.ª semanas de gestação, procede-se à realização da segunda ecografia. Esta destina-se a verificar se os órgãos estão correctamente dispostos e a identificar malformações não visíveis aquando do primeiro exame.

Na fase final da gravidez, entre a 32.ª e a 34.ª semanas, constatam-se as condições do feto e da mãe para o parto.

«Verifica-se, por exemplo, se as medidas do feto se encontram perto da média ou se se trata de um bebé demasiado pequeno ou demasiado grande em relação à média e se necessita de cuidados extra, aquando do nascimento», esclarece João Malta. Avaliam-se também as condições da mulher para o parto, «se a grávida tem, por exemplo, a placenta precocemente envelhecida, como é comum nas grávidas fumadoras ou hipertensas».

Cuidados da grávida

Segundo o especialista, «a gestante deve aumentar até 12 kg, embora haja mulheres que têm uma gravidez normal engordando menos. Mais que 12 kg pode ser já prejudicial, tanto para ela como para o bebé».

Deve comer mais vezes por dia, em quantidades menores, ou seja, «a grávida deve comer oito, 10 vezes por dia, mas em pequenas quantidades», assegura o ginecologista.

Ao nível da higiene alimentar, João Malta considera que devem ter-se os mesmos cuidados que em qualquer outra situação:
«A gravidez não é uma doença, deve haver uma certa higiene alimentar, mas não diferente da praticada pelas mulheres que não estejam grávidas.»

A excepção tem a ver com patologias como a toxoplasmose.

Fonte: Medicina & Saúde®»

Fonte:Médicos de Portugal
Link:http://www.medicosdeportugal.pt/action/2/cnt_id/51/

Sem comentários: