segunda-feira, 28 de abril de 2008

Penafiel já é a terceira maternidade


«ROBERTO BESSA MOREIRA, Paredes
Encerramento de maternidades explica aumento
A Maternidade do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) transformou-se na maior da região Norte e numa das maiores do país. Em Penafiel, nascem, em média 284 bebés por mês, mais de nove por dia. Feitas as contas, em 2007, no Vale do Sousa e Baixo Tâmega nasceram 3197 crianças, mais 524 do que no ano anterior. Para fazer face a este aumento, a administração do hospital está a promover uma colaboração mais estreita com os centros de saúde locais e com os pais, no sentido de preparar, cada vez mais cedo.

O fecho da Maternidade do Hospital S. Gonçalo de Amarante, e a consequente transferência das parturientes deste concelho e dos limítrofes para Penafiel, motivou um aumento do nascimento de bebés no CHTS. No entanto, este não foi o único factor a contribuir para que em 2007 nascessem mais 524 crianças do que em 2006. O reforço da capacidade técnica fez com que menos grávidas de risco fossem transferidas para outras unidades de saúde, nomeadamente para o S. João.

Tendo em conta os dados dos últimos três meses do ano passado, na Maternidade do CHTS nascem, em média, 284 bebés por mês, o que faz com haja mais de nove partos por dia. Estes números colocam o CHTS à frente da Maternidade Júlio Dinis, do Hospital S. João, ambos do Porto, do Hospital de S. Sebastião, em Santa Maria da Feira, do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia ou do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos. Com esta média de nascimentos, a Maternidade de Penafiel é mesmo uma das maiores do país, ultrapassada apenas pelas grandes unidades nacionais Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, e o Hospital Garcia da Horta, em Almada.

Com sete salas de parto, quatro salas de expectantes, uma sala de urgência para cesariana e uma outra para cesarianas normais, o CHTS tem 17 médicos adstritos à Maternidade, apoiados por mais três clínicos contratados somente para o serviço de Urgência. "Daqui a algum tempo vamos ter de fazer uma adaptação de recursos humanos", antevê José Cabral, director do serviço.

Susana Ferreira, natural de Paredes e a preparar-se para dar à luz o seu segundo filho, confirma que as condições são hoje melhores. Há dez anos, quando teve o primeiro filho, "estava numa sala do antigo Hospital de Paredes com mais quatro mães e agora tenho muito mais privacidade", destaca. Susana Ferreira foi uma das grávidas que beneficiou das visitas organizadas à Maternidade que o CHTS, em colaboração com os centros de saúde locais, tem fomentado às segundas e quartas-feiras de cada semana.

Nestes encontros, futuras mães e pais, assim como familiares mais próximos, ficam a conhecer a sala do parto e são informadas de todo o processo que culminará com o nascimento da criança. "Temos um vídeo que mostra como é o parto e que ajuda de alguma maneira a que a mãe e o pai saibam o que vão encontrar", afirma a enfermeira-chefe Luísa Cardeal. Este esforço parece dar frutos: "Vou para o parto com mais calma e mais preparada do que na primeira vez", sublinha Susana Ferreira.

A cooperação entre a Maternidade de Penafiel e os centros de saúde não se fica pelas visitas organizadas, estendendo-se a reuniões semanais em que são programadas consultas de pré-parto e preparados os partos da semana seguinte. Mas o objectivo é ir ainda mais longe. Desde Abril, os centros de saúde podem entrar no sistema informático e marcar exames de imagiologia para as suas utentes. O centro de saúde das Termas de S. Vicente é o primeiro a beneficiar deste serviço.»

Fonte:Diário de Noticias
Link:http://dn.sapo.pt/2008/04/28/sociedade/penafiel_e_a_terceira_maternidade.html

Sem comentários: