terça-feira, 15 de abril de 2008

Projecto Cegonhas já está em funcionamento


«O Centro de Saúde de Oliveira de Azeméis, em parceria com a Escola Superior de Enfermagem da CVP de Oliveira de Azeméis, está a promover o 1º curso de preparação para o nascimento e para a parentalidade direccionado às grávidas acompanhadas na unidade de saúde oliveirense.

Vera Tavares

Cerca de uma dezena de grávidas do concelho oliveirense pode usufruir, desde a passada quinta-feira, de uma formação especializada para o nascimento do recém-nascido e cuidados a ter.
Esta iniciativa, desencadeada pelas profissionais de enfermagem do Centro de Saúde oliveirense, tem como parceiro a Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis (ESECVPOA) que cedeu à actividade as instalações e todo o equipamento informático e de apoio necessário.
Virgílio Pinho, director da unidade de saúde oliveirense, agradeceu a todas as grávidas por terem aderido a este projecto e, em simultâneo, à ESECVPOA pela parceria que aceitou fazer com este projecto. “Fico feliz por vos ver aqui, aproveitem e bebam da sabedoria destas técnicas. Esta parceria com a Escola de Enfermagem é a demonstração da ligação em cadeia constante”, sublinhou.
Fernanda Príncipe, vice-presidente da ESECVPOA, agradeceu também a parceria e o facto destas técnicas terem escolhido a Escola de Enfermagem como parceiros. “Estamos abertos a estas iniciativas e disponíveis para participar. Estas iniciativas ajudam, também, a divulgar a nossa escola à comunidade e a proporcionar-lhe a aproximação”, frisou Fernanda Príncipe.
Helena Oliveira, uma das grávidas acompanhadas pelo projecto, sublinhou ao Correio de Azeméis que “soube da iniciativa através do Centro de Saúde e aderi, de imediato, porque considero que é uma mais-valia. É o segundo filho mas o saber não ocupa lugar, há coisas muito diferentes de há nove anos para cá”.

Projecto Cegonhas

Esta formação inserida no projecto Cegonhas, desenvolvido pelas enfermeiras do Centro de Saúde oliveirense Daniela Chorão, Andreia Magina e Lúcia Ferreira, é uma iniciativa que visa abordar temas como: as características do desenvolvimento intra uterino, alterações corporais/desconfortos inerentes ao desenvolvimento da gravidez, alimentação saudável, higiene corporal e dentária, vantagem da amamentação, preparação do aleitamento artificial, fases e os sinais do trabalho de parto, características da depressão pós-parto, principais características do recém-nascido e cuidados a ter, cuidados a ter na realização da massagem ao bebé entre outros.»

Fonte:Correio de Azemeis
Link:http://www.correiodeazemeis.pt/?op=artigo&sec=6512bd43d9caa6e02c990b0a82652dca&subsec=&id=41e56f14c6c580912b67c91133643a54

Sem comentários: