quarta-feira, 7 de maio de 2008

Estudo: Ato de mamar ‘estimula’ a inteligência


«Estudo

06 de Maio de 2008

As campanhas de amamentação crescem a cada dia em todo o planeta. A ciência já comprovou dezenas de vezes os inúmeros benefícios desse processo para mãe e bebê. Nesta semana, pesquisadores canadenses divulgaram um novo estudo com o qual sugerem que crianças amamentadas quando bebês são mais inteligentes. Os cientistas, da Universidade de Montreal, acompanharam 14.000 crianças nascidas em 31 maternidades de Belarus, do nascimento até os 6 anos e meio.

Ao atingirem essa idade, elas foram submetidas a testes de inteligência. De acordo com os testes, as que haviam sido alimentadas exclusivamente com o leite materno marcaram 7,5 pontos a mais nas provas de inteligência verbal e 5,9 pontos a mais na pontuação geral. As crianças que receberam só o leite materno também tiveram melhor desempenho em leitura, escrita e capacidade para solucionar equações matemáticas do que as que tomaram leite industrializado.

A pesquisa, publicada na revista especializada Archives of General Psychiatry, não consegue chegar a uma conclusão, no entanto, sobre a real eficácia do leite humano no desenvolvimento intelectual das crianças. O leite materno contém ácidos essenciais para a imunidade e um composto químico similar à insulina que estimula o crescimento.

Ainda assim, há margem no estudo para os que afirmam ser o contato mãe-bebê mais importante que o próprio alimento. "Não está claro se os efeitos cognitivos observados se devem a algum composto do leito materno e estão relacionados às interações físicas e sociais inerentes ao ato de amamentar", disse um dos pesquisadores, de acordo com a rede BBC.»

Fonte:Veja.com
Link:http://vejaonline.abril.com.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=1&pageCode=1&textCode=140729&date=currentDate

Sem comentários: