sexta-feira, 23 de maio de 2008

Gestação: as dúvidas mais freqüentes das futuras mamães


«A gravidez é algo desejado por muitas mulheres. Poder gerar uma vida e cuida-la é algo muito especial, mas para que este sonho não vire um pesadelo é necessário alguns cuidados especiais com o corpo, as emoções, a alimentação e todos os hábitos do dia-a-dia.

Para as mamães de primeira viagem as dúvidas são muito freqüentes. O que pode e o que não pode, o que deve o que não deve fazer são algumas perguntas delas. O ginecologista obstetra Edson Fhigueo Kawamami responde com freqüência essas perguntas e costuma dizer que o pré-natal, é essencial para garantir uma gestação segura, um parto satisfatório e o nascimento de um bebê saudável.

"O pré-natal deve ser iniciado assim que a gravidez for descoberta, de preferência no primeiro trimestre, com consultas mensais até o sétimo mês, quinzenais no oitavo e de sete a dez dias no nono mês", orienta.

O médico diz, ainda, que a alimentação também deve ser especial. "É importante evitar alimentos muito calóricos e gordurosos, diminuir a ingestão de cafeína, apenas um cafezinho pela manhã é o recomendado, manter-se o mais longe possível de bebidas alcoólicas, pois o álcool traz danos ao feto, como deficiência no crescimento, retardação mental, distúrbios de comportamento, entre outros, não utilizar muito sal na comida e ingerir alimentos com ferro, fibras, leite e seus derivados", enumera.

Os esportes mais indicados por Edson são os de pouco impactos como caminhadas, natação e hidroginástica. A Ioga também é recomendado, pois tem exercícios respiratórios que facilitam o parto, ajudam a aliviar as dores da coluna, relaxar o sistema nervoso e manter o equilíbrio hormonal do corpo. O banho de Ofurô também ajuda a relaxar. "A grávida pode tomar banho de Ofurô sim, mas depende da temperatura da água e desde que não seja uma gravidez de risco", explica Edson.

Em relação ao sono excessivo que as gestantes sentem, o ginecologista afirma que a pressão cai com mais freqüência e as alterações hormonais fazem com que sintam muito sono durante o dia e insônia durante a noite, mas que se normaliza no segundo trimestre. A melhor posição para dormir, no final da gravidez, é de lado, pois diminui possíveis dores de coluna e o feto fica mais bem posicionado.

Fonte: unifolha onlline»

Fonte:O Pantaneiro
Link:http://www.opantaneiro.com.br/noticias/online.asp?id=71427

Sem comentários: