sexta-feira, 13 de junho de 2008

Badajoz deu à luz 495 bebés



«Perto de meio milhar de bebés (495) de mulheres portuguesas nasceu no Hospital Materno-Infantil de Badajoz, desde o encerramento da maternidade de Elvas, a 12 de Junho de 2006. Os números são avançados por Marcelino Moreno, director daquela unidade. O responsável diz que no total já foram acompanhadas em Badajoz 1471 grávidas oriundas dos concelhos de Elvas e Campo Maior, 746 das quais necessitaram de internamento hospitalar durante o período de gravidez.

"Mais de 90 por cento das grávidas de Elvas e Campo Maior vêm a Badajoz, apesar de também poderem optar por Portalegre e Évora, o que, para nós, é uma satisfação", disse o médico espanhol .

Os responsáveis da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) – que engloba os hospitais de Portalegre e Elvas – dizem que a opção das mulheres por Espanha se deve, sobretudo, à curta distância entre os municípios da raia e a cidade espanhola.

"As grávidas optam por Badajoz, não pela melhor qualidade dos serviços, mas pela proximidade a Campo Maior e Elvas (11 quilómetros),disseaoCM Luísa Lopes, directora clínica da unidade de Saúde do Norte Alentejano.Aresponsável acrescentou que as grávidas continuam a ser acompanhadas em Portugal durante um grande período da gravidez.

Apenas a ecografia morfológica às 20 semanas de gestação é feita em Badajoz. O período de gravidez é vigiado pelo médico de família no centro de Saúde local e na consulta de obstetrícia. Voltam a ser acompanhadas em Espanha a partir das 38 semanas.

"Nada temos a apontar ao atendimento e aos cuidados prestados.Deixaram a família acompanhar o parto, mesmo de madrugada, o que não acontece em Portugal, disse ao CM a família de Sónia Carapinha, uma das primeiras parturientes portuguesas a dar à luz em Badajoz depois do encerramento da maternidade de Elvas, em Junho de 2006.

APONTAMENTOS

CUSTOS
O parto em Badajoz – 1500 euros – é mais barato do que os realizados em Elvas, cerca de 2000 euros. O maior volume de nascimentos em Espanha dita a diferença.

FUNDAÇÃO
A Fundação Mariana Martins, que geriu a maternidade até ao encerramento, luta agora pela alteração da renda que a ULSNA paga pelo espaço da antiga sala de partos.

MODIFICAÇÃO

O terceiro piso do Hospital de Elvas foi transformado numa zona dedicada à mulher e à criança. Consultas, acompanhamento e aconselhamento pré e pós-parto acontecem no espaço da antiga maternidade.

AMBULÂNCIAS
Desde o encerramento da maternidade de Elvas foram dois os partos efectuados em ambulâncias de bombeiros. As mulheres não chegaram a tempo a Badajoz.


Pedro Galego com Lusa»

Fonte:Correio da Manhã

Sem comentários: