sexta-feira, 20 de junho de 2008

Cientistas criam simulador para reacções de um bebé


«Medicina. Tornou-se possível, graças a um projecto a ser apresentado nos próximos dias em vários países europeus, reproduzir situações críticas com recém-nascidos que servirão para a melhor formação do pessoal médico e técnicos de enfermagem. Simulador grava procedimentos realizados. Boneco interactivo é útil para recriar situações críticas

Um grupo de cientistas latino-americanos desenvolveu um boneco interactivo que permite estudar as reacções fisiológicas de um recém- -nascido e as funções vitais, revelava ontem o diário espanhol El Mundo. Este é o primeiro simulador neonatal a ser lançado a nível mundial e permitirá a gravação dos procedimentos realizados.

O boneco apresenta as características de um recém-nascido, com 3,5 quilos e 51 centímetros de altura. Reproduz as funções vitais, possui pupilas dilatáveis e cordão umbilical.

O objectivo é o de fornecer aos especialistas um instrumento que permita simular situações potencialmente perigosas para o recém-nascido e permitir o treino adequado de médicos e outro pessoal hospitalar nas unidades de neonatologia.

Foram concebidas duas versões deste simulador, que vai ser apresentado na Europa nos próximos dias. A primeira reproduz os primeiros minutos de vida de um recém-nascido. O segundo modelo, mais sofisticado, permite simular situações que obrigam a acompanhamento em unidades de cuidados intensivos. É possível, por exemplo, observar se o neonato chora ou não, se apresenta flacidez muscular ou outros sintomas que poderiam indiciar problemas cardiovasculares. Além disso, é também possível simular intervenções cirúrgicas que, em casos reais, apresentam grave risco mortal.

Este modelo permite a gravação dos procedimentos operados e tem, por isso, também utilidade para o ensino das técnicas de neonatologia. Mas, como refere ao diário espanhol um dos intervenientes no projecto, o professor Raúl Alasino, "nada substitui ainda o ensino convencional, porque o simular não imita a realidade a 100%".»

Fonte: Diário Noticias
Link:http://dn.sapo.pt/2008/06/20/ciencia/cientistas_criam_simulador_para_reac.html

Sem comentários: