sexta-feira, 20 de junho de 2008

Maternidades nacionais seguem exemplo do Hospital de Viseu


«Texto de Ana Filipa Rodrigues
O sistema de pulseira electrónica para controlar os bebés que vai ser instalado na Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, foi introduzido em Portugal pelo Hospital São Teotónio de Viseu, em 2006.

O presidente do Conselho de Administração da infra-estrutura viseense, Alexandre Ribeiro, afirma que os "hospitais nacionais estão a seguir o exemplo do hospital da província".
O "HUGS", assim se designa o sistema, foi instalado para prevenir casos de rapto de bebés, como o que ocorreu no fim-de-semana passada, no Hospital Padre Américo, em Penafiel, e até a troca acidental de bebés. "O dr. José Castanheira [director da pediatria] apresentou-me, em 2006, um plano para melhorar os Serviços de Pediatria. Avancei para este sistema, porque, segundo um estudo detalhado, era o mais seguro", explica Alexandre Ribeiro, reforçando que o sistema foi importado do Canadá e introduzido na Europa pelo Hospital de Viseu.
As pulseiras electrónicas são colocadas no tornozelo do recém-nascido ainda dentro da sala de partos e funcionam através de sistema de rádio transmissão. Os dados dos bebés são monitorizados pelos serviços de enfermagem e, caso a pulseira seja quebrada, as portas dos serviços onde se encontra o bebé são, automaticamente, bloqueadas. O mesmo acontece se alguém tentar ultrapassar a barreira de segurança colocada à entrada de cada serviço.
Para além da Neonatologia, também, a Pediatria, a Urgência Pediátrica e a Obstetrícia são abrangidas pelo "HUGS", o que exigiu "um grande" investimento por parte do Hospital de Viseu. O mesmo sistema vai ser instalado na maternidade Alfredo da Costa em Lisboa até ao final do ano.
Parte substancial dos hospitais portuguesas continua a funcionar sem obedecer a normas uniformizadas de segurança e não pedem a identificação dos visitantes. O Ministério da Saúde, após o segundo rapto em Penafiel, decidiu criar um grupo de trabalho responsável por criar um conjunto de normas de segurança para os serviços de obstetrícia, neonatologia e pediatria. O conjunto de novas regras será apresentado em breve.
ed. 327, 20 de Junho de 2008»

Fonte:Jornal do Centro
Link:http://www.jornaldocentro.pt/?lop=conteudo&op=70c639df5e30bdee440e4cdf599fec2b&id=467fc60274ae2cefade0487f255c3f5d

Sem comentários: