quinta-feira, 24 de julho de 2008

Consumo regular de soja pode afectar fertilidade masculina


«Comer diariamente mais de meia porção de alimentos à base de soja pode resultar numa redução significativa do número de espermatozóides saudáveis, revela um estudo realizado por cientistas da Universidade de Harvard.

Os investigadores compararam a quantidade de soja consumida por 99 homens nos três meses anteriores ao estudo com o número de espermatozóides presentes no seu sémen.

Os resultados, publicados na revista científica Human Reproduction, mostram que os homens que consumiam em média mais de meia porção de alimentos à base de soja por dia apresentavam cerca de menos 41 milhões de espermatozóides por mililitro do que os que não comiam soja.

De acordo com os cientistas, a concentração considerada "normal" de espermatozóides no sémen é de entre 80 a 120 milhões por mililitro.

Os investigadores acreditam que estes resultados podem estar relacionados com a uma substância química chamada isoflavona, que está presente em alimentos à base de soja e poderá ter efeitos similares aos do estrogénio, a hormona sexual feminina, e interferir na produção de esperma.

O estudo também revela que os homens com excesso de peso ou obesos apresentam uma maior susceptibilidade a estes efeitos, algo que poderá estar relacionado com o facto de produzirem mais estrogénio natural que os homens magros.

Jorge Chavarro, que liderou o estudo, sublinhou no entanto a necessidade de se realizarem mais pesquisas para determinar os efeitos da soja na fertilidade masculina.»

Fonte:ciberia
Link:http://ciberia.aeiou.pt/?st=9672

Sem comentários: