segunda-feira, 7 de julho de 2008

Vitamina A após o nascimento reduz mortalidade de bebês em experimento


«Uma única dose pode salvar 300 mil crianças por ano na Ásia, segundo teste.
Análise feita em Bangladesh revelou redução de 15% nas mortes em seis meses.

Luis Fernando Correia Especial para o G1

Uma pesquisa realizada por pediatras da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg, de Maryland, comprovou hipótese levantada há mais de vinte anos. No início dos anos 1980 um grupo de pesquisadores da mesma escola havia descoberto que a deficiência de vitamina A estava relacionada à mortalidade infantil.



Luis Fernando Correia é médico e apresentador do "Saúde em Foco", da CBN

Um trabalho pioneiro apontava para a possibilidade de redução de até 34% da mortalidade nos seis primeiros meses de vida com a suplementação daquela vitamina. Com verbas do governo americano e da Fundação Melinda e Bill Gates, um projeto resolveu testar a teoria em Bangladesh.

Foram quase 16 mil crianças nascidas em comunidades rurais daquele país. O nascimento em casa sem assistência médica é a regra, com quase 90% dos casos registrados. Metade das crianças recebeu uma dose de vitamina A em gotas no primeiro dia de nascidos, em média sete horas após o parto. A dose dos recém nascidos foi de 50 mil unidades internacionais, um quarto do que é recomendado que crianças mais velhas recebam a cada seis meses.


Diminuição

O grupo que recebeu a suplementação de vitaminas apresentou uma diminuição de 15% na mortalidade em seis meses. Foram 38,5 mortes por 1000 nascimentos contra 45,1 por 1000 no grupo sem a vitamina. A análise dos dados mostrou que a diferença era significativa do ponto de vista estatístico.

O efeito da proteção das crianças fez diminuir o numero de mortes por todas as causas. Como as doenças infecciosas são muito comuns nessa região do planeta, acreditam os especialistas que o efeito mais importante seja a redução da severidade das infecções nesse período crítico da vida dos bebês.

Essa é uma intervenção de saúde pública simples, que pode significar a diferença entre a vida e a morte para algo em torno de 1 milhão de bebês em todo o mundo se for aplicada globalmente. »

Fonte:G1
Link:http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL638471-5603,00.html

Sem comentários: