quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Açores não impõe pulseira electrónica em bébes


«O Governo Regional dos Açores não vai obrigar as maternidades regionais a aderirem ao sistema de pulseiras electrónicas para recém-nascidos ou a instalarem sistemas de videovigilância, com gravação de imagens em alta definição, conforme noticia o Açoriano Oriental (AO).

O secretário regional dos Assuntos Sociais, Domingos Cunha, adiantou ao AO que, por enquanto, a lei não vai ser imposta nos hospitais regionais, o que não significa que, de futuro, caso a sua necessidade se verifique, não sejam adoptadas medidas mais rígidas de «protecção e salvaguarda dos recém-nascidos e das suas mães».

Todavia, Domingos Cunha reiterou a disponibilidade do Governo regional para colaborar com os hospitais que queiram reforçar as medidas de segurança das suas maternidades, «se esse for o entender das suas direcções».

De acordo com o secretário regional, nunca houve, na Região, «uma situação que viesse a resultar em rapto de recém-nascidos», facto esse que não impede um estado de alerta para evitar «essas ocorrências».

Recorde-se que o despacho emitido pela ministra da Saúde, Ana Jorge, a ser publicado em Diário da República, entra em vigor a partir de 2009, para evitar eventuais raptos de bébes nas maternidades portuguesas.»

Fonte:i-gov
Linkhttp://www.i-gov.org/index.php?article=7529&visual=2

Sem comentários: