segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Cientistas britânicos questionam eficácia de tratamentos para engravidar

«Inseminação intra-uterina e citrato de clomifeno não facilitam a concepção, dizem eles.
Tratamentos, aprovados por autoridades sanitárias, podem ser mais controlados.

Da EFE

Dois dos tratamentos mais comuns para estimular a gravidez, a inseminação intra-uterina e a administração de citrato de clomifeno, não aumentam as possibilidades de concepção dos casais cuja infertilidade se deve a causas desconhecidas, segundo estudos de cientistas britânicos

A constatação foi feita por cientistas da Universidade de Aberdeen (Escócia) e da Universidade de Oxford (Inglaterra) em um estudo publicado nesta sexta-feira na revista médica "British Medical Journal" (BMJ). Os pesquisadores analisaram 580 casais que sofriam de infertilidade há mais de dois anos, mas que apresentavam funcionamento aparentemente normal da ovulação e das trompas, na mulher, e espermatozóides com mobilidade, no homem.Um total de 580 mulheres, escolhidas aleatoriamente, foi dividido em três grupos. Delas, 193 tentaram engravidar pelo método natural, 194 receberam tratamento de citrato de clomifeno e as outras 193 foram submetidas à inseminação intra-uterina. Nesses grupos, as idades, a massa corporal, a duração da infertilidade e a concentração e mobilidade do esperma foram semelhantes.

Bom e barato

O citrato de clomifeno não é caro, é de fácil administração e corrige a disfunção ovulatória, enquanto a inseminação intra-uterina consiste na introdução de esperma no útero da mulher. Ao final do estudo nasceram 101 crianças, 32 (17%) dos casais que utilizaram concepção natural, 26 (14%) graças ao citrato de clomifeno e 43 (23%) das mulheres que foram submetidas à inseminação intra-uterina.

Os analistas concluem que estes tratamentos não oferecem êxito superior - ou seja, maior efetividade - ao da concepção natural nos casais com infertilidade por causas desconhecidas. Apesar de no grupo da inseminação intra-uterina ter havido um maior número de gestações, os pesquisadores não consideram a diferença suficiente para justificar este tratamento médico. Além disso, no grupo do citrato de clomifeno houve maior risco de gestações múltiplas e de 10% a 20% das mulheres sofreram dor abdominal, inflamação, dificuldade de respirar, náuseas ou dor de cabeça.

Após essas conclusões, os especialistas pediram às autoridades sanitárias que redefinam as linhas a seguir nos casos de infertilidade por causas desconhecidas, já que até agora o Instituto Nacional de Saúde e Excelência Clínica do Reino Unido, recomendava esses dois tratamentos.»


Fonte: G1

Link:http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL716573-5602,00-CIENTISTAS+BRITANICOS+QUESTIONAM+EFICACIA+DE+TRATAMENTOS+PARA+ENGRAVIDAR.html

Sem comentários: