sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Vacinação - 5 mil bebés falham Plano Nacional


«Dos 100 mil bebés que nascem por ano em Portugal, há pelo menos 5 mil que não são vacinados. Alguns pais optam conscientemente por não vacinar os filhos, porque, depois de avaliarem os riscos e os benefícios, não têm certezas quanto à segurança das vacinas.

«As vacinas são absolutamente seguras porque são devidamente ensaiadas e testadas em termos de qualidade. As vacinas passam por um controlo muito apertado», garante o director-geral de Saúde, Francisco George.

A falta de vacinação também é justificada por motivos religiosos e descuido dos pais. O Programa Nacional de Vacinação é um dos mais eficazes de toda a Europa. Cerca de 95% dos bebés portugueses são abrangidos pelo Plano Nacional de vacinação. De fora do plano ficam 5% das crianças.

As vacinas fazem com que determinados vírus e bactérias deixem de circular no organismo e fazer vítimas. O Programa Nacional de Vacinação foi implementado em Portugal há 40 anos e tem contribuído para a redução da mortalidade infantil.»

Fonte:TVI

Link:http://www.tvi.iol.pt/informacao/noticia.php?id=973859

1 comentário:

Romy Maria disse...

O Sr. Francisco George que re-faça os testes nas vacinas actuais, talvez assim descubra que algumas já não protegem das estirpes actuais e outras estão obsoletas.
O meu filho faz parte dos 5 mil não vacinados e assim vai pernamecer até aos 2 anos, onde o sistema imunológico dele estará concluido, podendo suportar essas "velharias" que alguns infantários teimam em exigir...