quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Yoga e os seus benefícios para a gestação


«
A gestação é um momento único para a mulher, cheio de expectativas e ansiedades. É nesse intervalo de tempo que a relação entre a mãe e o bebê se desenvolve, criando um vínculo especial entre eles. Para tanto, é importante que a mãe esteja preparada para o desenvolvimento de outra vida dentro de si, oferecendo ao bebê mais do que nutrição e proteção, mas também conforto. O Yoga é uma alternativa para fornecer saúde e bem-estar, pois prepara suavemente o corpo da mulher para a gravidez e contribui para o desenvolvimento da relação mãe-feto.

No yoga, a mulher irá aprender a usar a respiração de forma que toda a capacidade dos seus pulmões seja utilizada, mesmo que o espaço dentro de seu corpo esteja “menor”, uma vez que o bebê, à medida que cresce, invade a caixa toráxica. “A respiração está também diretamente ligada com o emocional e respirar bem faz com que a mulher fique mais tranqüila e confiante nesse período”, explica a professora de yoga e proprietária do Gaya Yoga Spa, Daniela Reis.

Através das posturas do yoga, a mãe consegue alinhar e fortalecer a coluna vertebral, o que auxilia, e muito, na prevenção de problemas comuns da gravidez, como dores lombares. “Com o yoga a mulher consegue muitos benefícios físicos, criando mais espaço para o bebê. Além disso, ela passa a senti-lo de uma maneira mais profunda. O yoga também trabalha, entre outros pontos, no fortalecimento do assoalho pélvico, que é de extrema importância na hora do parto, pois prepara o períneo para o parto e ajuda a mulher a trabalhar melhor com a dor” completa Daniela.

Até mesmo para a mulher que faz a cesariana, o yoga contribui para uma recuperação mais rápida. De acordo com a professora, “a gestante que pratica yoga se recupera melhor, tem consciência do seu corpo e suas limitações durante a gestação, além de ficar mais calma e mais segura, qualidades importantes para o momento da amamentação”.

Benefícios do yoga para a gravidez:

Favorecimento da circulação sanguínea, amenizando inchaços, dormências e varizes;
Ampliação na respiração materna, oxigenando melhor a mãe e o bebê;
Fortalecimento do assoalho pélvico;
Alívio e prevenção das dores nas costas;
Rápida recuperação pós-parto;
Equilíbrio nas flutuações de humor;
Contribuição na comunicação mãe-bebê;
Redução na ansiedade.

Mais informações:

Daniela Reis é bióloga, professora de yoga com especialização no Yoga Works (Estados Unidos) e sócia-proprietária do Gaya Yoga Spa.»

Fonte:Panashop

Linkhttp://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?op=saude&id=20168

Sem comentários: